Prova de MTB fecha festival de ciclismo em Minas Gerais

O Desafio Sense de XCM reuniu mais de 1.200 ciclistas de todo o Brasil e consagrou os campeões mineiros de XCM, modalidade de mountain bike mais praticada no país.

Uma maratona de 45 a 75km de MTB pelas trilhas e montanhas da região de Lagoa da Prata encerrou o Sense Extreme Days, neste domingo (16).

O Desafio Sense de XCM reuniu mais de 1.200 ciclistas de todo o Brasil e consagrou os campeões mineiros de XCM, modalidade de mountain bike mais praticada no país.

Com largada às 9h30 da manhã, a maratona de MTB foi dividida em dois percursos. O mais curto, de 45km, para os atletas amadores. O completo, de 75km, reuniu a elite da modalidade na cidade mineira.

O trajeto contou com uma boa variedade de solos, entre asfalto, terra e trilhas mais fechadas, e muitas subidas. Mas o maior desafio foi o calor, que chegou a 31 graus.

Os primeiros a chegar foram os amadores da categoria eBike, no percurso reduzido, com pouco menos de duas horas de prova.

Na sequência, Luiz Henrique Cocuzzi e Lucas Kaufman, primeiro e segundo colocados na elite do Short Track no sábado (15), levantaram o público com uma disputa acirrada até os metros finais de MTB.

”A vitória ficou com Lucas Kaufman, no sprint final. Senti o ritmo no início da prova, mas logo o corpo aqueceu e forcei um pouco para diminuir a distância para o pelotão principal”, contou Lucas Kaufman, atleta Sense. 

Após três horas de prova, Letícia Cândido cruzou a linha de chegada e ficou com o título de campeã mineira de XCM.

”Foi uma prova muito top, bem disputada. O circuito tinha bastante variedade, com estradão, trilhas, várias subidas. Foi muito divertido. E a organização da prova foi sensacional”, vibrou Letícia, vice-campeã feminina do Short Track, no sábado (15).

Público acompanha o show de MTB

Um público estimado em 10 mil pessoas lotou a arena montada na Praia Municipal, repetindo o sucesso do dia anterior.

A terceira edição do Sense Extreme Days teve seis provas em três dias, entre corrida de rua, passeios de bike, provas de de estrada, cross country e MTB.

Lounges para relaxar, praça de alimentação, experiências com bikes da Sense e animação com DJ incrementaram o evento.

“O Sense Extreme Days superou nossas expectativas. Tivemos um público de 10 mil pessoas no sábado, talvez o mesmo número hoje”.

”A Night Run, ontem, foi um charme à parte, com 700 competidores. E hoje encerramos com o Campeonato Mineiro de XCM”, avaliou o organizador Felipe Avelar.

”Nosso grande desafio era fazer os seis eventos de maneira uniforme, bem organizada. Essa variedade de eventos atrai mais gente, atinge mais pessoas, dá mais visibilidade e alcance para todos os envolvidos”.

Flávio Perez

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo