Em disputas distintas, Raiza Goulão e Avancini vencem XCO do Brasileiro

Repetindo o short track, Henrique Avancini e Raiza Goulão vencem cross-country olímpico no Campeonato Brasileiro

Num repeteco do short track, Raiza Goulão e Henrique Avancini foram os vencedores da prova do cross-country olímpico (XCO) do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Mountain Bike, em Conceição do Mato Dentro-MG, neste domingo (09). Raiza teve que brigar até a última volta pelo título, enquanto Avancini sobrou.

+ Brasil enfrentará Japão nas quartas do Mundial de vôlei feminino

Avancini competiu praticamente sozinho. Luiz Henrique Cocuzzi chegou a acompanhá-lo na primeira volta, mas teve problemas e ficou para trás a partir da segunda. O petropolitano abriu cada vez mais ao longo da prova e não foi incomodado pelos demais competidores. No fim, Avancini terminou com 1h15min09s, quase dois minutos a frente de Ulan Galinski (01h16min50s). Bruno Lemes foi o terceiro colocado, com 01h17min19s.

Este foi o 21º título brasileiro de Henrique Avancini, considerando todas as categorias do mountain bike. Na última sexta-feira, ele já havia sido campeão do short track (XCC). Com a conquista dos títulos, ele permanecerá utilizando a camisa do Brasil nas competições internacionais em 2023, como Copas do Mundo, por exemplo.

Disputa feminina

Raiza Goulão XCO Brasileiro de Mountain Bike
Raiza Goulão comemora mais uma vitória (Foto: Felipe Almeida)

Diferente da disputa masculina, a prova feminina do XCO foi emocionante. Raiza Goulão foi a vencedora com 01h16min48s, 23 segundos a frente de Isabella Lacerda, que foi a segunda colocada. Karen Olimpio terminou em terceiro lugar com 01h17min57s. As três mantiveram-se no pelotão dianteiro desde o início da prova. A princípio, seis atletas compunham o grupo, mas logo se reduziu para apenas as três.

Riza, Isabella e Karen entraram juntas na última volta, mas Karen ficou pra trás na metade da volta. Assim, a disputa se reduziu a Raiza e a Isabella. Raiza conseguiu atacar na última subida, sua adversária não respondeu e ela desgarrou para finalizar a prova em primeiro lugar, conquistando seu quinto título brasileiro.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Raiza Goulão fecha o ano perfeito no cenário nacional. Além do título do cross-country olímpico (XCO), ela já havia sido campeã do short track (XCC), na última sexta-feira, também em Conceição do Mato Dentro, e do mountain bike maratona (XCM). O pódio do XCO neste Campeonato Brasileiro foi o mesmo do XCC.

No XCO sub-23, Gustavo Xavier foi o vencedor da disputa masculina, seguido por Alex Malacarne. No feminino, Sabrina foi a vencedora com Giuliana Morgen na segunda colocação.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo