Henrique Avancini é 13º na Copa do Mundo de Petrópolis

Henrique Avancini se mantém no pelotão, mas perde o fôlego e termina fora do top-10 no XCO da Copa do Mundo de Petropólis

Henrique Avancini terminou na 13ª colocação no cross-country olímpico (XCO) da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Contando com o apoio da torcida, que mais uma vez lotou o José Bike Club, o ciclista fez uma grande prova, mas perdeu fôlego no final e acabou fora do top-10. O suíço Nino Schurter foi o vencedor.

+ Nicolas Sessler é 72º na primeira etapa da Volta da Turquia

Schurter completou a prova em 1h26m52s, vencendo o francês Maxime Marotte no sprint final, numa chegada emocionante. O romeno Vlad Dascalu terminou em terceiro. O dinamarquês Sebastian Fini Carstensen e o suíço Filippo Colombo completaram o pódio.

Quarto colocado na prova do short track, Avancini se manteve no pelotão dianteiro desde os primeiros instantes da corrida e chegou a dividir a liderança em alguns momentos. A partir da segunda volta, o grupo se reduziu a 12 atletas, liderados por Schurter, e se dispersou na terceira. Avancini perdeu diversas colocações e foi para o quinto lugar na quarta volta.

O brasileiro ainda foi o quarto colocado por muito tempo, atrás dos três do pódio, mas caiu de rendimento a partir da sexta volta, sendo ultrapassado pelo outro pelotão perseguidor. Já sem contato com os líderes, o brasileiro não forçou mais e terminou na 13ª colocação, a 2m46s de Schurter.

Luiz Henrique Cocuzzi ficou em 31º e foi o segundo melhor brasileiro da disputa masculina. Ulan Galinski terminou na 38ª colocação.

Disputa feminina

Já no feminino, a melhor brasileira foi Raiza Goulão, que terminou na 31ª colocação, marcando 1h40m56s. Letícia Cândido foi a 40ª, enquanto Hercilia de Souza terminou em 42º. Luma Diniz Carvalho, Aline Simões, Paula Gallan e Stefanye da Silva também terminaram no top-50. Isabella Lacerda, melhor brasileira na Copa Internacional de Mountain Bike na última semana, foi a 51ª.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A australiana Rebecca Ellen McConnell foi a vencedora, com 1h29m41s. A holandesa Anne Terpstra e a francesa Loana Lecomte ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente. A prova foi marcada por muitas quedas e desistências. A francesa Pauline Ferrand-Prevot precisou abandonar a prova antes do fim.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo