No short track, Avancini fica no 4º lugar da etapa de Petrópolis

Em final emocionante e por muito pouco, brasileiro fica fora do pódio na abertura da Copa do Mundo

Começou com um quarto lugar na prova de short track a participação de Henrique Avancini na Copa do Mundo de MTB 2022, em prova disputada na tarde desta sexta-feira (8), em Petrópolis (RJ). O brasileiro da Cannondale Factory Racing terminou o percurso de 7 voltas com o tempo de 19min57seg. A vitória ficou com seu companheiro de equipe, o sul-africano Alan Hatherly.

Na segunda colocação ficou o suíço Thomas Litscher, enquanto o francês Maxime Marotte foi o terceiro colocado e completou o pódio. Para se ter uma ideia de quão disputada a prova foi, Henrique Avancini chegou dois segundos atrás do vencedor da prova.

A prova desta sexta-feira (8) teve todos os ingredientes de uma etapa de Copa do Mundo de MTB, que volta a ser disputada no Brasil após 17 anos. Cerca de 10 mil pessoas estiveram na arena para apoiar Avancini, que durante toda a disputa esteve entre os primeiros colocados. Após o final da corrida, Avancini foi recebido pelos torcedores com muitos aplausos.

Maior nome do ciclismo brasileiro, Avancini já foi campeão mundial na categoria maratona (XCM), vice-campeão mundial no short track (XCC) ano passado, ganhou etapas da Copa do Mundo e outros títulos internacionais nos últimos anos, além de somar 19 conquistas de Campeonato Brasileiro e duas participações em Olimpíadas. Atualmente Avancini ocupa a 7ª colocação do ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

A grande maioria dos ciclistas que participaram da prova nunca competiram uma etapa da Copa do Mundo no Brasil. Dentre eles Henrique Avancini, atleta brasileiro que ocupa a 7ª colocação do ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

+ Atletas conseguem cinco índices para o Mundial no 1º dia de Troféu Brasil

avancini copa do mundo mountain bike petrópolis
(Foto: Michele Mondini)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para disputar a etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de mountain bike, a bicicleta de Henrique Avancini (Cannondale Scalpel) foi totalmente customizada. A ação faz parte do projeto Pedaling for a Reason, iniciativa criada pelo atleta em parceria com o estúdio Black Tiger e a plataforma Semexe. Após a competição, a bike será leiloada e a verba arrecadada será utilizada para promover curso de formação de mecânico para pessoas em vulnerabilidade social, além de outras iniciativas. O grafismo da bicicleta de Avancini para a prova foi inspirado em elementos locais de Petrópolis, como as colorações da árvore Ipê e da ave Maritaca, referências de fauna e flora da região.

Programação:

Dia 8 de abril (sexta-feira): XCC, a partir das 16h20 (horário de Brasília)
Dia 10 de abril (domingo): XCO feminino, a partir das 11h (horário de Brasília), e XCO masculino, a partir das 14h15 (horário de Brasília)

João Fraga

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo