Representante olímpica da moutain bike encerra temporada na Taça Brasil

Bicampeonato brasileiro, top 10 do ranking mundial e a disputa inédita de uma Olimpíada, no Rio de Janeiro. A temporada 2016 está sendo especial para a ciclista Raiza Goulão (Specialized Racing BR) e termina neste fim de semana, na Taça Brasil de Mountain Bike em Maricá, no interior do Rio de Janeiro. Apesar de ser realizada no período de treinos para 2017, a competição fluminense faz parte do calendário UCI (União Ciclística Internacional) e oferecerá 30 pontos aos campeões.

“Esta prova foi adiada após estar marcada para outubro e, desta forma, já seria a última no meu calendário de 2016. Porém, por ter sido realocada para fim de novembro, será mais um treinamento de base, sem uma preparação específica. Será interessante competir em Maricá, porque a Taça Brasil de MTB sempre tem um percurso legal e desafiador e, além disso, vale pontos importantes no ranking UCI”, avalia Raiza Goulão, atual número 16 do mundo após a última atualização no dia 1º deste mês.

Com excelentes resultados nacionais em 2016, como o bicampeonato brasileiro em Juiz de Fora, em julho, a vitória na abertura da Taça Brasil, em fevereiro em Curitiba, e o posto de melhor brasileira nas provas da Copa Internacional de MTB em Araxá e São João del-Rei, Raiza vai em busca de mais um ótimo resultado na sua carreira. “Meu objetivo é vencer para encerrar o ano com chave de ouro e trazer mais um título para a Specialized Racing BR. Me daria também muito mais motivação para a próxima temporada”, completa.

A bike de Raiza Goulão, a S-Works Era, estará equipada com o grupo Shimano XTR Di2 de troca de marchas eletrônica. Raiza utilizará ainda capacete S-Works Prevail, luvas XC Lite e sapatilhas S-Works XC MTB. “O equipamento da Specialized é o melhor do mundo. Cada vez aprendo mais, ao conhecer de perto os produtos da marca e percebo minha qualidade crescer ao usar o que há de melhor para a prática do esporte. Tanto bicicleta quanto sapatilhas e demais acessórios, são de excelente qualidade e nunca me deixaram na mão. Isso é o principal para o atleta, porque dá confiança e te deixa em sintonia com a bike”, enaltece a ciclista.

O ano de Raiza Goulão é ainda mais significativo se forem avaliados outros feitos da atleta. Além de obter a melhor colocação entre atletas brasileiras em todas provas que disputou na América do Sul, Raiza participou de cinco das seis etapas da Copa do Mundo de Cross Country Olímpico, ficando de fora apenas da abertura, em Cairns (Austrália). Em La Bresse (França), ela obteve seu melhor resultado na elite, o 17º lugar, assim como no Campeonato Mundial também teve seu auge em três anos, com um 23º lugar. Atual número 16 do mundo, a ciclista atingiu em agosto um inédito top 10 do ranking UCI, tendo ficado por 22 semanas no top 15, entre maio e novembro.

A Taça Brasil – A organização da prova prevê dois períodos de treinos livres no sábado (26), entre 9h e 12h e 13h e 16h. No domingo (27), serão realizadas três largadas a partir das 8h, sendo a última às 11h30, a da elite e sub-23. A premiação está prevista para as 13h. O circuito tem extensão de 4 km, com seis voltas para a elite masculina e cinco para a feminina.

Sobre a Specialized Racing BR – Equipe de Mountain Bike de alto rendimento, criada para ser referência no desenvolvimento de atletas brasileiros e que conta com o apoio da Shimano, Honey Stinger e Free Force. A Specialized Racing BR tem entre seus integrantes Raiza Goulão (elite), Érick Bruske (sub-23), Lucas Sírio (júnior) e Bruna Elias (juvenil).

Sobre a Specialized – A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo