No primeiro desafio após Tóquio, Avancini encara Mundial em palco especial

Após Tóquio, Avancini busca grande perfomande no Mundial em Val di Sole, na Itália, local de conquistas históricas para ele

Campeão mundial na Itália, o brasileiro Henrique Avancini encara o seu primeiro grande desafio depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio em uma país de grandes lembranças para ele. Em Val di Sole, na Itália, o ciclista fluminense disputa o Campeonato Mundial de Mountain Bike (MTB) XCO, a partir desta semana, junto dos melhores atletas do mundo.

“O Campeonato Mundial é sempre importante, uma data marcante para os atletas do MTB. Neste ano, nós temos a disputa pelo título mundial de short track (XCC) também em formato diferente. Na terça-feira (24), temos que passar por uma qualificatória, em que avançam só os 20 primeiros de cada bateria. Na quinta-feira, temos a disputa pelo lugar mais alto do pódio. Já no sábado, nós voltamos a competir pelo troféu do XCO”, explicou Henrique Avancini, atleta da equipe Cannondale Factory Racing.

+Natação tem ‘passagem da touca’ com troca de experiências entre as gerações

Top 10 do ranking internacional da UCI, Avancini já faturou o título mundial de maratona na Itália, assim como o seu primeiro pódio em Copas do Mundo ocorreu no palco desta semana. “Val di Sole é um lugar que eu já tive grandes experiências, onde gosto de competir e me sinto bem. Estou muito motivado em competir neste país. Também gosto de visitar a arena e, nesta reta final de temporada, quero buscar me reencontrar nas pistas. Esse ano tem sido bem desafiador pra mim em vários aspectos”, analisou.

Disputa acirrada

A disputa pela rainbow jersey será bastante acirrada. O holandês Mathieu Van der Poel, o alemão Manuel Fumic, os franceses Maxime Marotte, Victor Koretzky, Titouan Carod, além dos suíços Nino Schurter e Mathias Flueckiger, líder do ranking internacional, estão confirmados para a Mundial de MTB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Tenho esperanças de que agora estou no processo de crescente, e voltar a competir nos grandes eventos na Europa é sempre bom. Essa é minha motivação. Geralmente, gosto de ir para as provas com uma ambição bem clara, com objetivos claros, como eu quero performar e qual é minha faixa de resultados que eu almejo. Dessa vez, estou me preocupando mais com minhas sensações individuais do que com outras coisas. Estou respeitando esse meu momento de agora”, completou Henrique Avancini.

Categoria feminina

Na categoria feminina, a disputa também promete ser bem eletrizante. O Brasil será representado por Leticia Cândido. A competição também contará com a estadunidense Kate Courtney, a suíça Jolanda Neff, a francesa Pauline Ferrand Prevot e a australiana Rebecca McConnell, entre outros astros do MTB.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Programação:

Dia 26/08 – XCC, a partir das 11h45 (horário de Brasília)

Dia 28/08 – XCO feminino, a partir das 7h40 (horário de Brasília); e XCO masculino, a partir das 10h25 (horário de Brasília)

Fernanda Zalcman

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo