Avancini vence cross country pela 1ª vez e faz história

Henrique Avancini conquista título inédito na sua carreira e para o Brasil na Copa do Mundo de MTB

Que prova brilhante de Henrique Avancini, atleta do Time Ajinomoto! Na última corrida da Copa do Mundo de mountain bike em Nové Mesto (TCH) neste domingo (4), o brasileiro se impôs na última volta e, com um sprint brilhante nos metros finais, foi o grande campeão do cross country olímpico, com tempo de 1h25min03. É a primeira vez que ele e o Brasil conquistam o título desta prova.

No ano passado, Henrique Avancini terminou em terceiro na Copa do Mundo e em 2020, ele vence pela primeira vez o cross country olímpico, fazendo história para o Brasil.

Líder do ranking mundial, Nino Schurter terminou em terceiro lugar no photo finish, atrás do holandês Milan Vader.Entre os brasileiros, Guilherme Muller ficou 53º, Luiz Henrique Cocuzzi, que chegou e estar em primeiro, terminou em 75º e Edson Rezende, em 92º.

Assim, Henrique Avancini fecha a Copa do Mundo de mountain bike com um 1º e um 12º lugares nas provas de short track, e1º e um 5º lugares nas provas de cross country olímpico. Agora, o foco é o Mundial de MTB, que acontece já na próxima semana.

Henrique Avancini - Copa do Mundo de Mountain Bike - Cross Country
O choro no pódio pelo sonho conquistado de Henrique Avancini (Michele Mondini)

A prova

Por ter vencido o short track na sexta-feira (2), Henrique Avancini largou na primeira posição e se manteve na ponta. Mas o destaque da start lap foi mesmo o brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi, que largou da sexta fileira e assumiu a liderança. Infelizmente, ele teve um problema mecânico e acabou perdendo muito tempo e muitas posições.

O ritmo foi frenético durante toda a prova e os atletas iam se alternando na liderança. Avancini ficou no top 5 durante todas as voltas e travou uma batalha de líderes do ranking com Nino Schurter nas últimas voltas. Na sétima e decisiva volta, os sete primeiros entraram muito juntos, com um pelotão muito compacto.

+Brasileiros disputam cross country sub-23 e junior na Copa do Mundo de MTB

Mas o dia era de Henrique Avancini! Em uma estratégia perfeita, ele escolheu o lado de fora da pista e mais técnico, enquanto Vader e Schuter foram pelo outro lado, tomou a liderança. Liderou o pelotão até o fim e no sprint, cruzou a linha de chegada em primeiro, cravando uma vitória inpedita para ele e para o ciclismo mountain bike do Brasil!

Repeteco no feminino

O pódio do cross country olímpico feminino deste domingo foi um repeteco do top 3 da última quinta-feira (1). Desta vez, no entanto, depois de bater na trave também no short track, Pauline Prevot finalmente cruzou a linha de chegada em primeiro, com tempo de 1h14min07.

Atrás dela, com 21s de diferença, ficou a holandesa Anne Terpstra, que já havia ficado em segundo na primeira prova do cross country. E em terceiro, ficou Loana Lecomte, de apenas 21 anos, a campeã do primeiro XCO.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já as brasileiras terminaram um pouco mais atrás. Raiza Goulão foi a melhor do país, ficando em 44º lugar, com tempo de 1h23min37. E Letícia Cândido ficou então em 61º, com mais de duas voltas para a líder.

Colaboração OTD

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo