Avancini e Campuzano garantem título da short track na CIMTB

Líderes repetem resultados dos dias anteriores. Segundos lugares ficaram com Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão

A primeira prova deste sábado (27) foi de muita disputa na pista da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá. Quem levou a melhor no Short Track da Super Elite Feminina foi a mexicana Daniela Campuzano que mantém a camisa de líder. Logo atrás, a brasileira Raiza Goulão (Corinthians Audax Bike Team) conquistou o segundo lugar, e em terceiro a argentina Agustina Maria Apaza. No masculino, o primeiro colocado foi Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), seguido de Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar – Scott). Daniel Grossi Soares de Souza (Groovebikes/Chaoyang/Shimano/Asw) conquistou a terceira colocação.

No masculino, o pelotão inicial foi formado pelos atletas Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar – Scott), Daniel Grossi (Groovebikes/Chaoyang/Shimano/Asw), o português David Rosa (Massi), o argentino Martin Vidaurre (Lapierre Vidaurrebikes), José Gabriel (Corinthians Audax Bike Team), Sherman Trezza (Cannondale Factory Racing), o colombiano Fabio Hernando, Guilherme Muller (Cannondale Factory Racing) e Lucas Kaufmann (FKS Factory Racing).

A partir da terceira volta Henrique Avancini quebrou o pelotão e avançou na frente segurando a primeira colocação até o final da disputa. “Esse percurso tem uma parte mais difícil que fica mais rápida, eu esperei alguns ataques e a galera veio forte. Aí chegou na terceira volta, eu senti as coisas mais tensas, resolvi dar uma explosão para sair na frente e acabei abrindo aos poucos para manter. Terminei com mais uma vitória e estou muito feliz por isso”, afirmou o líder.

Cocuzzi que veio de uma lesão conseguiu se manter acima do limite e segurou o segundo lugar do pódio com pouco mais de vinte segundos de diferença: “Na prova de Maratona eu avancei muito e me senti mal, no contrarrelógio também senti muito, poderia estar melhor mas dá pra sentir a diferença quando você não tá bem. Hoje, tentei economizar ao máximo nas voltas e deu pra ir junto com o Avancini. Essa estratégia me garantiu a segunda colocação e fiquei feliz com o resultado”, ressaltou.

Super Elite Feminina

A disputa foi acirrada e as atletas da Super Elite Feminina tiveram que pedalar forte para segurar até o final. Direto do México, a campeã Daniela Campuzana manteve a camisa de líder. “Hoje não foi um dia tranquilo para mim, foi mais duro, me esgotei mais, sinto que pela dificuldade e a qualidade das competidoras tudo pode mudar a qualquer momento, por isso tenho que estar na frente e me esforçar bastante, e estou muito feliz com o resultado”, afirmou.

Com quatro segundos de diferença, a brasileira Raiza Goulão comentou sobre a mudança na etapa de Araxá e ressaltou que teve que dar tudo na prova de explosão. “Esse formato me surpreendeu bastante. Depois da Maratona, o foco foi um dia após o outro. Para mim, independente do resultado hoje foi uma grande vitória. Para amanhã é focar na recuperação e no percurso que é super rápido e preciso de muita concentração”, finalizou.

Confira os dez primeiros do feminino:

1 Daniela Campuzano Chavez Peon (Dc – Specialized) – 38’08”929
2 Raiza Goulao Henrique (Corinthians Audax Bike Team) – 38’13”576
3 Agustina Maria Apaza (Seleccion Argentina) – 38’18”191
4 Leticia Jaqueline Soares Candido (Corinthians Audax) – 38’21”221
5 Jaqueline Mourao (Sense Factory Racing) – 38’41”254
6 Viviane Favery Costa (Cannondale Brasil Racing) – 39’08”586
7 Paula Quiros (Gili Bike) – 39’16”661
8 Leidy Johana Mera Cadena (Colombia) – 39’24”122
9 Danilas Ferreira Da Silva (Tropix Factory Team Marilia) – 39’30”268
10 Sofia Subtil (4fun/First/Mynd) – 39’36”291

Confira os dez primeiros do masculino:

1 Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) 36’28”950
2 Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar – Scott) 36’50”453
3 Daniel Grossi Soares De Souza (Groovebikes/Chaoyang/Shimano/Asw) 36’52”238
4 David Joao Serralheiro Rosa (Massi) 36’54”866
5 Martin Vidaurre (Lapierre Vidaurrebikes) 36’56”307
6 Jose Gabriel Marques De Almeida (Corinthians Audax Bike Team) 36’56”425
7 Sherman Trezza De Paiva (Cannondale Brasil Racing) 36’56”792
8 Fabio Hernando Castaneda Monsalve (Colombia) 37’00”006
9 Guilherme Gotardelo Muller (Cannondale Brasil Racing) 37’01”237
10 Lukas Kaufmann (Fks Factory Racing) 37’13”102

Otávio Freire

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo