Isaquias Queiroz fica fora da final do C1 1000m na Hungria

Brasileiro ficou na penúltima colocação geral na semifinal e, ao contrário de quase todos os finalistas de Paris, não vai disputar medalha na prova. Já no C1 500m, ele avançou com sobras
Isaquias Queiroz Canoagem de Velocidade Copa Brasil
Foto: Alexandre Loureiro/COB

Em sua primeira competição internacional após a medalha de prata em Paris, Isaquias Queiroz surpreendeu ao ficar de fora da final de sua principal prova: o C1 1000m. Nas qualificatórias da etapa de Szeged da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, na Hungria, o campeão olímpico de Tóquio já havia ficado em terceiro, mas terminou sua bateria semifinal na última posição, cerca de 26 segundos atrás de Catalin Chirila, da Romênia, que liderou a prova.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

De acordo com a assessoria do atleta, Isaquias sentiu o excesso de provas num mesmo dia. A semifinal do C1 1000m foi a quarta largada dele em um período de cerca de sete horas. Antes, o brasileiro disputou a classificatória e a semifinal do C1 500m e a classificatória do C1 1000. Ainda de acordo com ela, o ritmo que ele colocou na prova também faz parte de uma estratégia a longo prazo de competição e análise dos adversários, visto que o foco dele, em acordo com o técnico Lauro Pinda, não foi a disputa de medalhas em Szeged.

Assessoria destacou também que o atleta sentiu um pouco o ombro, embora tenha descartado uma lesão. Também houve a justificativa da mudança do formato da competição, que antes acontecia ao longo de quatro dias e agora ocorre em três.

Seus companheiros de pódio em Paris, Martin Fuksa, da República Tcheca, e Serghei Tarnovschi, da Moldávia, estiveram na prova e avançaram com tranquilidade para a decisão. Restante do top-5 naquela ocasião, o italiano Carlo Tacchini e o russo Zakhar Petrov também avançaram, junto do húngaro Balazs Adolf, sétimo colocado na França. 

+ Isaquias sobra na Copa Brasil

Finais no C1 1000m

No C1 500m a história foi outra. Isaquias Queiroz avançou para a final vencendo primeiro as qualificatórias e depois a semifinal. Na semi inclusive, foi o atleta mais rápido do dia, seguido do romeno Catalin Chirila, que disputou a primeira colocação da terceira bateria com o brasileiro até o último segundo.

Na final, o campeão olímpico de Tóquio terá companhia tupiniquim. Gabriel Nascimento, de 19 anos, também liderou suas provas e avançou para a decisão. Na semifinal, inclusive, venceu o russo Zakhar Petrov.

A disputa pelo título acontece na manhã deste sábado (17), às 5h03 no horário de Brasília.

Gabriel Turolla

Mais em​ Canoagem Velocidade

Além de contribuir para o ranking nacional, as disputas também foram qualificatória para o Mundial de Paracanoagem
Medalhista paralímpico venceu a prova VL2 200m na etapa da Copa Brasil de paracanoagem
Isaquias Queiroz conquista mais dois ouros, desta vez nas provas do C1 500m e C2 500m, ao lado de Gabriel Assunção
Único abaixo dos quatro minutos, Isaquias Queiroz ganhou a prova do C1 1000m na Copa Brasil de Canoagem de Velocidade com tempo de 3min57s58