Em sua primeira competição internacional após a medalha de prata em Paris, Isaquias Queiroz surpreendeu ao ficar de fora da final de sua principal prova: o C1 1000m. Nas qualificatórias da etapa de Szeged da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, na Hungria, o campeão olímpico de Tóquio já havia ficado em terceiro, mas terminou sua bateria semifinal na última posição, cerca de 26 segundos atrás de Catalin Chirila, da Romênia, que liderou a prova.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
De acordo com a assessoria do atleta, Isaquias sentiu o excesso de provas num mesmo dia. A semifinal do C1 1000m foi a quarta largada dele em um período de cerca de sete horas. Antes, o brasileiro disputou a classificatória e a semifinal do C1 500m e a classificatória do C1 1000. Ainda de acordo com ela, o ritmo que ele colocou na prova também faz parte de uma estratégia a longo prazo de competição e análise dos adversários, visto que o foco dele, em acordo com o técnico Lauro Pinda, não foi a disputa de medalhas em Szeged.
Assessoria destacou também que o atleta sentiu um pouco o ombro, embora tenha descartado uma lesão. Também houve a justificativa da mudança do formato da competição, que antes acontecia ao longo de quatro dias e agora ocorre em três.
Seus companheiros de pódio em Paris, Martin Fuksa, da República Tcheca, e Serghei Tarnovschi, da Moldávia, estiveram na prova e avançaram com tranquilidade para a decisão. Restante do top-5 naquela ocasião, o italiano Carlo Tacchini e o russo Zakhar Petrov também avançaram, junto do húngaro Balazs Adolf, sétimo colocado na França.
+ Isaquias sobra na Copa Brasil
Finais no C1 1000m
No C1 500m a história foi outra. Isaquias Queiroz avançou para a final vencendo primeiro as qualificatórias e depois a semifinal. Na semi inclusive, foi o atleta mais rápido do dia, seguido do romeno Catalin Chirila, que disputou a primeira colocação da terceira bateria com o brasileiro até o último segundo.
Na final, o campeão olímpico de Tóquio terá companhia tupiniquim. Gabriel Nascimento, de 19 anos, também liderou suas provas e avançou para a decisão. Na semifinal, inclusive, venceu o russo Zakhar Petrov.
A disputa pelo título acontece na manhã deste sábado (17), às 5h03 no horário de Brasília.