Mari Santilli conquista o bronze na Copa do Mundo de Paris

Repetindo o Mundial, Mari Santilli faturou a medalha de bronze na prova VL3 200m na Copa do Mundo de paracanoagem

Repetindo o que aconteceu no Mundial da última semana, a brasileira Mari Santilli conquistou a medalha de bronze na prova do VL3 200m na etapa de Paris da Copa do Mundo de paracanoagem, nesta quarta-feira (30). Ela anotou 59s11 e ficou atrás das britânicas Hope Gordon e Charlotte Henshaw.

Todas as baterias do VL3 200m, desde as eliminatórias até a final, aconteceram nesta quarta-feira. Assim, Mari Santilli entrou na água três vezes no mesmo dia para conquistar a medalha. Logo pela manhã, ela disputou a eliminatória e ficou em segundo lugar em sua série, marcando o tempo de 1min03s92. Horas mais tarde, pela semifinal, saiu vencedora de sua bateria, com 1min00s55.

Dessa forma, se garantiu na grande decisão, onde teve sete adversárias. Mari fez uma boa prova e terminou na terceira colocação, conquistando a medalha de bronze, com 59s11. A britânica Hope Gordon levou o ouro com 56s59, enquanto sua compatriota Charlotte Henshaw ficou com a prata, com 57s41.

O pódio foi praticamente o mesmo do Mundial, que aconteceu na última semana, em Duisburg, na Alemanha. A única mudança foi na medalha de prata. Henshaw tomou o lugar da canadense Erica Scarff, vice-campeã mundial, que terminou na quarta colocação na Copa do Mundo. Scarff, aliás, ficou 0s65 atrás da brasileira.

Mais sobre Mari Santilli

Natural de Curitiba, no Paraná, Mari Santilli sofreu um acidente de moto e teve a perna esquerda amputada na altura do joelho. Atualmente com 45 anos de idade, ela é uma das principais atletas da paracanoagem brasileira, tendo participado de duas edições de Jogos Paralímpicos. Além da medalha no Mundial deste ano, Mari também foi bronze no Mundial do ano passado, em Halifax, no Canadá.

A Copa do Mundo de paracanoagem acontece de forma conjunta à de canoagem velocidade convencional. A competição seguirá até sexta-feira (1º), contando com a presença de outros cinco brasileiros: Giovane Vieira (VL3 200m), Alex Tofalini e Fernado Rufino (VL2 200m), Luis Carlos Cardoso (KL1) e Jacky Godmann (C1 1000m). Com exceção de Luis, todos eles entrarão em ação já nesta quinta.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaCanoagem Velocidade

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)