Brasileiros avançam para finais no 1º dia da Copa do Mundo de paracanoagem

Brasil já tem quatro vagas garantidas em Tóquio-2020 e pode garantir mais cotas nesta sexta-feira, quando disputa três finais

Começou nesta quinta-feira (13) a etapa de Szeged, na Hungria, da Copa do Mundo de canoagem velocidade e paracanoagem. Quatro atletas do Brasil competiram neste primeiro dia e todos avançaram para, pelo menos uma final de cada prova que disputou. São eles: Fernando Rufino, Luís Carlos Cardoso, Giovane Vieira e Mari Santilli. Vale lembrar que a competição é qualificatória para os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020.

O destaque do dia foi Fernando Rufino, já classificado para a Paralimpíada no Japão. No classificatório do KL2 masculino 200m, ele ficou na primeira colocação, com o tempo de 45.20, avançando diretamente para a final A, que será no sábado (15), às 11h20 (de Brasília).

+Veja mais sobre a Copa do Mundo de canoagem velocidade

Fernando Rufino repetiu o resultado, desta vez na prova VL2 masculino 200m, vencendo a disputa com tempo de 56.12. Assim, ele novamente garantiu uma vaga direta na final da prova, que será nesta sexta-feira (14), a partir das 5h10 (de Brasília).

Campeão mundial em 2019 e também já garantido em Tóquio-2020, Luís Carlos Cardoso está na Copa do Mundo de paracanoagem como forma de preparação para os Jogos. Assim, ele disputou duas provas e se classificou para uma das finais. No KL1 masculino 200m, ele ficou em 2º lugar, com tempo de 51.19 de sua bateria e avançou direto para a decisão No VL2 masculino 200, Luís Cardoso acabou ficou em 5º na classificatória e em 4º na semifinal, terminando sem vaga na final.

Disputa por Tóquio

A paracanogem brasileira já tem vaga garantida no VL2 Masculino e Feminino, VL3 Masculino e KL2 Masculino. Agora está atrás de mais três cotas: KL3 Feminino e Masculino e o KL1 Feminino. Assim, entre os atletas que buscam vaga em Tóquio-2020, todos garantiram vaga em finais e seguem na briga pela classificação paralímpica. Asseguram as vagas os quatro primeiros de cada final, que ainda não estejam classificados para os Jogos.

Giovane Vieira - Luís Cardoso - Mari Santilli
Giovani Vieira busca vaga em Tóquio-2020 (Twitter/canoagembrasil)

Giovane Vieira venceu a classificatória do VL3 masculino 200m, com 57.34, avançando direto para a final A, que será nesta sexta (14), às 5h20 (de Brasília). Nesta prova, entretanto, o Brasil não tem mais vagas disponíveis para Tóquio. E no KL3, ele ficou em 4ª na primeira prova e em 5º na semifinal, com tempo 45.90, se garantindo na final B.

E por fim, representanto as mulheres, Mari Santilli garantiu a vaga na decisão A do KL3 feminino, depois de ficar em 4º lugar na classificatória, com 57.53 e em 3º na semifinal, melhorando sua marca inicial e terminando com tempo de 55.12. A decisão será realizada no sábado (15), às 05h15 (de Brasília).

Mais Brasil

Mais duas brasileiras ainda vão estrear na Copa do Mundo de paracanoagem na Hungria. Nesta sexta-feira (14), Debora Ribeiro Benevides disputa a final do VL2 feminino, a partir das 05h15 (de Brasília). E no sábado (15), será a vez de Adriana Gomes de Azevedo competir a decisão do KL1 feminino, buscando a vaga em Tóquio-2020, às 11h15 (de Brasília).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Além disso, vale lembrar que além de Luís Carlos Cardoso, Debora Benevides e Fernando Rufino, Caio Ribeiro também está classificado para os Jogos.

Colaboração OTD

Mais em​ Canoagem Velocidade

Brasileiro ficou na penúltima colocação geral na semifinal e, ao contrário de quase todos os finalistas de Paris, não vai disputar medalha na prova. Já no C1 500m, ele avançou com sobras
Além de contribuir para o ranking nacional, as disputas também foram qualificatória para o Mundial de Paracanoagem
Medalhista paralímpico venceu a prova VL2 200m na etapa da Copa Brasil de paracanoagem
Isaquias Queiroz conquista mais dois ouros, desta vez nas provas do C1 500m e C2 500m, ao lado de Gabriel Assunção