O Brasil voltou a subir no pódio mais três vezes, neste domingo (23), e fechou a participação no Pan-Americano de Canoagem Slalom de 2025 com oito medalhas conquistadas. No feminino, Omira Estácia levou o ouro no C1, enquanto sua irmã, Ana Sátila ficou com a prata no K1. Por sua vez, Mathieu Desnos levou a prata no K1 masculino.
As disputas deste domingo foram focadas apenas no tempo de descida dos atletas, com formato classificatório para as finais A e B. O detalhe é que apenas um atleta por país poderia disputar a final A, que vale medalha. No C1 feminino, Omira Estácia foi quem representou o Brasil na decisão. Por lá, Omira teve uma penalidade, mas ainda assim conseguiu ficar com o melhor tempo entre as cinco finalistas, com 126s06. A canadense Lois Betteridge levou a prata com 126s45, enquanto a argentina Nerea Castiglione foi bronze com 131s44.
No K1 feminino Ana Sátila, que já havia liderado a classificatória com o tempo de 107s58, conseguiu melhorar a marca na grande decisão para 102s48, mas acabou ficando com a prata. Isso porque a estadunidense Evy Leibfarth, que foi campeã em todas as provas do K1, anotou o tempo de 101s08 e faturou o ouro. Novamente, a argentina Nerea Castiglione fechou o pódio com a marca de 126s97.
Também liderando a classificatória, Mathieu Desnos disputou a final A do K1 masculino, onde garantiu a prata mesmo tendo o terceiro melhor tempo (100s34). Isso porque o esloveno Martin Srabotnik fez a melhor descida, com 94s48, mas sua marca contava apenas para o Ranking Series. O argentino Manuel Tripano, então, levou o ouro com 97s31 e o chileno Andraz Echeverria o bronze com 105s50
12 medalhas no total
No sábado (22), foram cinco pódios conquistados por atletas brasileiros pelo Pan-Americano de Canoagem Slalom de 2025. Três deles vieram na tomada de tempo, que a partir do início do ciclo olímpico para Los Angeles-2028 passou a valer medalha. Pepê Gonçalves foi ouro no masculino, enquanto as irmãs Ana Sátila e Omira Estácia fizeram dobradinha no feminino com prata e bronze, respectivamente. As outra duas medalhas vieram no mata-mata, com o ouro de Mathieu Desnose a prata de Pepê Gonçalves.
Já na sexta-feira (21), tivemos quatro pódios pelo Ranking Series. Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos fizeram a dobradinha no K1 masculino. Já no K1 feminino, Ana Sátila conquistou a prata. Por fim, Omira Estácia colocou o bronze no peito no C1 feminino.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK