Com Ana Sátila e Pepê, CBCa convoca seleção para o Pan

A Confederação Brasileira de Canoagem anunciou a lista de atletas que representarão o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou a lista oficial dos atletas convocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross. O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de março, em Montgomery, Alabama, nos Estados Unidos. A seleção foi definida com base nos resultados da Seletiva Nacional e conta com a presença de Ana Sátila e Pepê Gonçalves, destaques no último ciclo olímpico.

Ana Sátila representará o país nas categorias K1 e C1 Feminino Sênior, além da prova WCSLX. Outros nomes experientes integram a equipe, como Pepê Gonçalves e Charles Corrêa, ambos no K1 e C1 Masculino Sênior, respectivamente. Omira Estácia, Kauã Luiz e Mathieu também estarão presentes no campeonato. Atletas da nova geração como Davi Santhiago dos Santos Ribeiro, Milena Sofia e Gerson Terres, que se destacaram na categoria júnior, também estarão presentes.

De olho no futuro

Milena Sofia, aos 17 anos e com oito dedicados à canoagem, celebrou a oportunidade de representar o país no Pan-Americano e reforçou sua determinação em alcançar um grande resultado. “Estou muito feliz e motivada para essa competição. Sei da responsabilidade que é representar o Brasil e quero dar o meu melhor para brigar por um lugar no pódio”, afirma a atleta.

Com experiência internacional em campeonatos sul-americanos na Argentina e no Chile, Milena encara agora o desafio de competir em uma pista inédita para ela. “É um novo ambiente e sei que minhas adversárias têm um nível técnico alto, mas estou focada nos treinos para me adaptar da melhor forma e chegar preparada,” ressalta Milena.

Para Gerson Terres, de 15 anos, está será a primeira competição internacional, e ele celebra a oportunidade de representar o Brasil no Pan-Americano. O jovem atleta vê a convocação como um marco em sua trajetória e espera um bom desempenho na competição. “É a minha primeira experiência internacional e estou muito animado. Treinei bastante nas últimas semanas, focando em força e velocidade, para chegar bem preparado e fazer o meu melhor na prova”, afirma Gerson.

Convocados e Calendário

Após o Campeonato Pan-Americano, a delegação brasileira participará da Série de Rankings de Canoagem Slalom e Caiaque Cross da ICF 2025, ainda nos Esatdos Unidos. A competição de nível 3 que soma pontos importantes para o ranking internacional da ICF. A primeira etapa ocorrerá em Montgomery junto com o Pan, e a segunda etapa será realizada em Oklahoma entre os dias 28 e 30 de março.

Para os atletas júniores, essas provas fazem parte do processo de preparação para o Campeonato Mundial de 2025, enquanto para os sêniores servirão como parte da preparação para as Copas do Mundo e o Mundial de 2025.

Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross

NomeCategoria
Ana Sátila VargasWK1 – SENIOR, WC1 – SENIOR
Mathieu Victor Charly DesnosMK1 – SENIOR, MCSLX – SENIOR
Pedro Henrique Gonçalves da SilvaMCSLX – SENIOR, MK1 – SENIOR
Omira Maria Estacia NetaWCSLX – SENIOR, WC1 – SENIOR, WK1 – SENIOR
Charles Fernando CorreaMC1 – SENIOR
Davi Santiago dos Santos RibeiroMK1 – JUNIOR, MCSLX – JUNIOR
Milena SofiaWCSLX – JUNIOR, WC1 – JUNIOR, WK1 – JUNIOR
Kauã Luiz Amaral da SilvaMC1 – SENIOR, MCSLX – SENIOR
Gerson Terres de Oliveira JuniorMC1 – JUNIOR, MK1 – JUNIOR, MCSLX – JUNIOR


+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Canoagem Slalom

Com 11 ouros, 10 pratas e 7 bronzes, o Brasil terminou o Sul-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross com a melhor campanha no continente
Canoagem brasileira foi hegemônica no primeira dia de provas do Sul-americano e ICF Ranking
A cidade é a casa da canoagem slalom brasileira, formadora de 4 atletas olímpicos na modalidade, além da competição sul-americana
Dobradinha de Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos, prata e bronze de Omira Estacia e bronze de Charles Correa no Ranking Series em Oklahoma