Ramon Batagello vence revanche e está na final do Open

Paulista Ramon Batagello derrota Davi Pires na semifinal tem redenção do último campeonato nacional, em que ficou sem pódio

Na tarde deste sábado (23) aconteceram as semifinais do primeiro Brasileiro Elite Open no Ginásio Poliesportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, em São Paulo. Com 17 lutas das 14 categorias da competição, foram definidos os finalistas que disputarão o título neste domingo. Um destaque foi Ramon Batagello, que teve sua redenção e se garantiu na final dos 92kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Ramon Batagello, que ficou fora do pódio do Campeonato Brasileiro Elite de Brasília de 2024, teve sua revanche neste sábado contra Davi Pires. Na oportunidade, o paulista foi derrotado e veio com sede de dar o troco. E conseguiu. Batagello perdeu o primeiro round por 3 a 2, mas venceu o seguinte por 4 a 1. Com o placar praticamente empatado, a decisão ficou para o último assalto, que foi dominado por Ramon, com direito a contagem aberta para o adversário. Assim, Ramon Batagello se garantiu na final dos 92kg. “Achei uma luta boa, o Davi é um adversário que no Brasileiro tinha ganhado de mim. E ser atleta é isso, tem fase boa e fase ruim. Então vim mostrar que o que aconteceu em Brasília foi só uma fase ruim, só foi o momento. Quero ser campeão”, contou.

Kaian e Jonatas fazem grande luta na semifinal

Em luta mais equilibrada do dia, Kaian Reis, da Bahia, encontrou Jonatas de Jesus, do Espírito Santo, na semifinal dos 71kg. O capixaba venceu por unanimidade o primeiro round, mas o baiano devolveu de mesmo modo a segunda parcial. Como a decisão ficou para o último round, os dois pugilistas buscaram os golpes encaixados. Com a torcida vibrando, Kaian Reis levou a melhor por 4 a 1 e está na decisão da categoria. “Achei a luta muito boa, foi excelente. Eu enfrentei um amigo, um irmão meu. Então quando a gente sobe encima do ringue conseguimos respeitar um ao outro, e fazer o trabalho de cada um. Graças a Deus consegui me sagrar vitorioso dessa vez”, comentou Kaian.

Outros destaques

A primeira luta do dia foi de vitória de Emanuelle da Silva, do Pará. A pugilista, da categoria 54kg, venceu de forma unânime a carioca Anna Beatriz de Oliveira. “Foi uma luta muito estudada no início. Então não consegui fazer o meu jogo, mas graças a Deus consegui virar a luta e trazer a vitória para o Pará”, contou a atleta após a semifinal.

Na semifinal dos 54kg feminino, Caroline Almeida, a Naka, se garantiu na decisão da categoria ao vencer por unanimidade a baiana Stefani dos Santos. “Lutar com a Stefani é uma honra. A gente treinou juntas na seleção por um período, ela é uma atleta muito técnica”, comentou a atleta olímpica.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Boxe

Jucielen Romeu e Luiz Oliveira e mais 12 atletas se sagram campeões brasileiros de boxe de 2025; Confira a lista de vencedores
Luiz Oliveira (60kg), Yuri Falcão (65kg) e Jucielen Romeu (57kg) se sagram campeões da etapa de Foz do Iguaçu da Copa do Mundo de Boxe
Yuri Falcão (65kg), Wanderley Pereira (80kg) e Jucielen Romeu (57kg) são finalistas na etapa de Foz do Iguaçu da Copa do Mundo de boxe
Kauê Belini (75kg) e Luiz Oliveira "Bolinha" (60kg) vencem e avançam à final da Copa do Mundo de Boxe em Foz do Iguaçu