Ruan Santana avança para as quartas do Mundial Juvenil

Ruan Santos Santana derrotou indiano por decisão unânime e se classificou para as quartas do Mundial Juvenil de boxe

Ruan Santos Santana está a uma vitória de garantir medalha no Campeonato Mundial Juvenil de Boxe. O baiano venceu sua estreia na categoria até 60kg contra o indiano Jatin Jatin por 5 a 0, na noite deste domingo (27), e avançou para as quartas de final da categoria, realizada em Pueblo, Colorado, nos Estados Unidos. Neste mesmo dia, Kelvy Alecrim perdeu para o estadunidense Emmanuel Chance e caiu nas oitavas de final da categoria até 55kg.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Ruan Santana fez uma luta consistente contra Jatin Jatin para sair com a vitória. Ele impôs um forte ritmo no começo da luta e ganhou o primeiro round por 4:1. O brasileiro chegou a entrar com um golpe que desequilibrou o indiano, o que fez com que o juiz abrisse contagem para ao adversário. Ele manteve a intensidade na parcial seguinte e também levou a melhor no round, agora por 5:0. Com a vitória encaminhada, Ruan entrou solto para o terceiro round, mas também ganhou por 4:1.

Com a vitória por unanimidade, Ruan Santana se garantiu nas quartas de final. Não há disputa de terceiro lugar no boxe e, por isso, quem cai na semifinal automaticamente fica com a medalha de bronze. Portanto, vencer a luta das quartas de final garante um lugar no pódio. Buscando sua primeira medalha mundial, Ruan enfrentará o italiano Gaetano Buonocore, que superou o ucraniano Vidadi Zeiniiev em sua estreia. O duelo ocorrerá na terça-feira (29), em horário a ser definido.

Quatro nas quartas

Além de Ruan, o Brasil tem outros três pugilistas nas quartas de final do Mundial Juvenil de Pueblo: Gabriel Dias (70kg), que também já venceu sua estreia, e Letícia Elueutério (54kg) e Samuel Rosa dos Santos (65kg), que ficaram de bye na primeira rodada e vão estrear de forma direta na luta pela medalha. Letícia e Gabriel lutarão nesta segunda-feira (28): ela, às 18h45, e ele, às 19h15, pelo horário de Brasília.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Quem também poderia se garantir nas quartas da competição era Kelvy Alecrim, mas ele foi eliminado por um atleta da casa. Um dia depois de vencer sua estreia, o brasileiro acabou derrotado por Emmanuel Chance por decisão unânime. O estadunidense jogou com golpes rápidos nos dois primeiros rounds e conseguiu a vitória por 5:0. Kelvy aumentou a intensidade na última parcial, mas perdeu por 4:1 e não conseguiu a virada.

Lutas do Brasil no Mundial Juvenil de Boxe desta segunda-feira (28):

18h45: Letícia Eleutério x Shiori Yotsumoto (JPN) – 54kg – ringue A
19h15: Gabriel Dias x Gyubin Park (KOR) – 70kg – Ringue B

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Boxe

Jucielen Romeu e Luiz Oliveira e mais 12 atletas se sagram campeões brasileiros de boxe de 2025; Confira a lista de vencedores
Luiz Oliveira (60kg), Yuri Falcão (65kg) e Jucielen Romeu (57kg) se sagram campeões da etapa de Foz do Iguaçu da Copa do Mundo de Boxe
Yuri Falcão (65kg), Wanderley Pereira (80kg) e Jucielen Romeu (57kg) são finalistas na etapa de Foz do Iguaçu da Copa do Mundo de boxe
Kauê Belini (75kg) e Luiz Oliveira "Bolinha" (60kg) vencem e avançam à final da Copa do Mundo de Boxe em Foz do Iguaçu