O falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o “Maguila”, causou uma grande comoção no meio esportivo nacional. Nesta quinta-feira (24), sua morte foi confirmada aos 66 anos de idade. A lenda do boxe brasileiro encerrou sua luta contra a encefalopatia traumática crônica. A doença é popularmente conhecida como demência pugilística, pois é resultado dos vários golpes na cabeça ao longo da carreira. O presidente Lula, entidades do esporte e atletas lamentaram a perda e homenagearam o pugilista.
Lula: “Um dos maiores atletas do boxe brasileiro”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou sua conta no X para prestar sua homenagem ao ex-boxeador. Em um texto curto, Lula destacou que o grande carisma de Maguila foi uma grande marca para conquistar o público. Além disso, lembrou de quando o pugilista lançou um álbum de samba, “demostrando seu amor pela nossa cultura popular”.
Os brasileiros se despedem hoje do grande lutador Maguila, que nos deixou aos 66 anos. Nascido José Adilson Rodrigues dos Santos, Maguila foi um dos maiores atletas do boxe brasileiro e o nosso mais importante boxeador peso-pesado, acumulando inúmeras vitórias nos ringues e…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2024
COB: “Ajudou a abrir portas”
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) usou suas redes sociais para lamentar o falecimento de Maguila. A principal entidade do desporto olímpico do país se referiu ao pugilista como “um grandes nomes do esporte brasileiro” e destacou que ele “ajudou a abrir portas para o boxe nacional”.
Faleceu hoje um dos grandes nomes do esporte brasileiro. Pugilista e apaixonado pelo desporto, Maguila ajudou a abrir portas para o boxe nacional.
— Time Brasil (@timebrasil) October 24, 2024
O COB se solidariza com familiares e amigos neste momento difícil.
Foto: Arquivo Pessoal.#TimeBrasil #Luto pic.twitter.com/PSoEOTyQbw
CBBoxe: “Enchia-nos de orgulho”
A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) emitiu nota de pesar após a confirmação do falecimento de Maguila. Em um dos trechos do comunicado, a entidade destaca que o ex-boxeador “representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava”. Confira a nota completa abaixo.
CPB: “Guerreiro dos ringues”
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) também prestou sua homenagem à Maguila. O CPB chamou o pugilista de “Um ícone do boxe brasileiro que carregou nosso país no peito e lutou com coragem e determinação por tantos anos”. Além disso, a entidade destacou que “sua força e legado permanecerão para sempre em nossos corações”.
Hoje nos despedimos de um grande guerreiro dos ringues, o sergipano Adilson Rodrigues, o grande Maguila. Um ícone do boxe brasileiro que carregou nosso país no peito e lutou com coragem e determinação por tantos anos. Sua força e legado permanecerão para sempre em nossos… pic.twitter.com/nVMBtxxMM3
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) October 24, 2024
Adriana Araújo: “Exemplo de lutador”
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Adriana Araújo publicou em seu perfil oficial no Instagram um vídeo em que agradece todos os feitos de Maguila. A pugilista também destacou que o sergipano foi uma inspiração para ela e vários atletas.
“Um grande ídolo nacional e internacional e, infelizmente, o querido Maguila nos deixou. Quero agradecer a por tudo que fez. Ele foi um exemplo de lutador e inspiração para muitos atletas, assim como exemplo para mim. Grande Maguila, obrigado por tudo meu amigo e que Deus te receba em paz”, disse Adriana.
Robson Caetano: “Travou batalhas épicas”
Bronze nos 100m rasos nos Jogos de Seul-1988, Robson Caetano publicou o cartel de Maguila em sua conta no Instagram. O ex-velocista lamentou a perda de quem se referiu como “amigo” e destacou que o pugilista “travou batalhas épicas no boxe mas, principalmente na vida”.