Ronaldo Silva vence revanche e vai à final do Brasileiro Elite

Atleta baiano superou Caique Cardoso, de Roraima, em reedição da semifinal da última edição do torneio

Após mais uma sessão do Campeonato Brasileiro Elite de 2024, em Brasília, foram definidos os primeiros finalistas do torneio nacional, em combates nas categorias 51kg, 63,5kg e 71kg, no masculino, e 63kg, no feminino. Em reedição de confronto da última edição da competição, Ronaldo Silva, da Bahia, bateu Caique Cardoso, de Roraima, e avançou à decisão.

No primeiro round, Ronaldo conseguiu encaixar os principais golpes do duelo e levou a melhor por 4 a 1. Depois, ele acelerou o ritmo e aplicou 5 a 0 sobre o seu adversário. Mesmo com a reação de Caique no terceiro assalto, onde o o representante de Roraima acertou as investidas de maior potência, o baiano saiu com a classificação em 4 a 0. “Tinha perdido para ele no ano passado, só que dessa vez eu vim muito mais treinado e mais atento, porque eu sabia que ele é agressivo. Graças a Deus consegui vencer e estou na final mais uma vez do Campeonato Brasileiro”, falou Ronaldo.

Atleta da equipe permanente da seleção brasileira, Wendel Barbosa garantiu o seu lugar na decisão do torneio no 51kg. Ele encarou Tauã Cardoso, do Distrito Federal, em luta que levantou o público presente no Ginásio Nilson Nelson. No ringue, Wendel manteve o controle das ações do início ao fim e fechou o confronto por unanimidade. O Capitão, como é conhecido, é o atual campeão nacional da categoria e busca o bicampeonato consecutivo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cristiano Pereira bate atual campeão e vai à final no 71kg

Iniciando as disputas no 71kg, o baiano Kaian Reis e o paranaense Cristiano Pereira entraram em ação na capital federal. Cristiano, que é irmão de Wanderley “Holyfield” Pereira da seleção brasileira, começou na frente por 3 a 2. Logo depois, ele repetiu o placar e abriu dois juízes a um sobre o seu adversário. Por fim, o atleta do Paraná sacramentou sua classificação com uma vitória por unanimidade. “São quatro anos sem subir no pódio. “Eu persisti e graças a Deus ele me honrou. Vamos para a final buscar esse título”, contou o pugilista vencedor. Já na última luta da sessão, o sergipano Cassio Oliveira derrotou o capixaba Jonatas de Jesus por decisão dividida em 4 a 1. “Foi uma luta muito difícil, mas eu vim me preparando bastante, consegui acertar mais golpes e graças a Deus sair com a vitória”, falou Cassio.

Queila Braga e Tamires Menezes farão a final no 63kg

Abrindo o quinto dia de competições, a paulista Queila Braga foi a primeira atleta classificada à decisão do Brasileiro Elite. Em confronto contra a carioca Paloma Lemos, ela se mostrou superior sobre a adversária durante toda a luta. Dessa forma, Queila venceu os três assaltos por unanimidade e carimbou sua vaga na grande final. “É muito gratificante estar aqui, já acordo agradecendo por essa oportunidade incrível. O campeonato está maravilhoso, uma honra mais uma vez estar ali dentro do ringue, melhor ainda sair com a vitória”, comemorou a representante de São Paulo. Sua rival será Tamires Menezes, do Rio Grande do Norte, que derrotou Bianca Silva, de Minas Gerais, na semifinal. Ela também sobrou na disputa e levou a vitória na decisão unânime.

Todinho e Zé Bim avançam à decisão no 63,5kg

Na terceira categoria masculina da primeira sessão, Arilson Gonçalves, de Minas Gerais, e Breno Carvalho, da Bahia, foram os classificados para a final no 63,5kg. O primeiro a avançar foi o mineiro Todinho, como é conhecido, que eliminou o paraense Cleyson Oliveira. Ele dominou o seu rival desde o começo e terminou com o triunfo de 5 a 0. Na sequência, o baiano Zé Bim enfrentou o amapaense David Barreto. Encaixando os principais golpes no seu adversário, Breno levou a melhor na decisão unânime.

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Boxe

Jucielen Romeu e Luiz Oliveira e mais 12 atletas se sagram campeões brasileiros de boxe de 2025; Confira a lista de vencedores
Luiz Oliveira (60kg), Yuri Falcão (65kg) e Jucielen Romeu (57kg) se sagram campeões da etapa de Foz do Iguaçu da Copa do Mundo de Boxe
Yuri Falcão (65kg), Wanderley Pereira (80kg) e Jucielen Romeu (57kg) são finalistas na etapa de Foz do Iguaçu da Copa do Mundo de boxe
Kauê Belini (75kg) e Luiz Oliveira "Bolinha" (60kg) vencem e avançam à final da Copa do Mundo de Boxe em Foz do Iguaçu