Notas sobre o Campeonato Europeu-2024

Na coluna anterior comentei sobre o Campeonato Asiático-2024. Nesta semana falarei sobre o Campeonato Europeu-2024, que terminou no último domingo em Linz, na Áustria.

A austríaca Sofia Polcanova e o francês Alexis Lebrun foram os grandes campeões de simples.

Mas antes disso, eles disputaram outras finais. Polcanova foi finalista nas duplas femininas (ao lado de Bernadette Szocs) e nas duplas mistas (ao lado de Robert Gardos). Já Alexis Lebrun disputou a final de duplas masculinas, ao lado do irmão Félix.

Final de duplas mistas

Os campeões foram os espanhóis Álvaro Robles e Maria Xiao. Na decisão do Campeonato Europeu em Linz, eles superaram por 3-0 a dupla local, isto é, formada por Robert Gardos e Sofia Polcanova. Com este resultado, Robles e Xiao subiram uma posição no ranking mundial e agora ocupam o 7º lugar.

Final de duplas femininas

Também em 7º, mas no ranking de duplas femininas, agora estão Hana Matelova (Chéquia) e Barbora Balazova (Eslováquia). Elas conquistaram a primeira medalha de ouro juntas, superando as defensoras do título Polcanova (Áustria) e Szocs (Romênia) por 3-2. Com o título no Campeonato Europeu, Matelova e Balazova subiram cinco posições na classificação mundial.

Final de duplas masculinas

Os irmãos franceses Alexis e Félix Lebrun venceram os suecos Anton Kallbert e Truls Moregard em sets diretos, ou seja, 3-0. Com o título, os irmãos Lebrun subiram cinco posições no ranking e agora ocupam a vice-liderança, atrás apenas de Lin Gaoyuan e Lin Shidong (China).

Final simples feminino

Sofia Polcanova fez a alegria da torcida local, ao defender com sucesso seu título individual no Campeonato Europeu. Em uma decisão de altíssimo nível, isto é, com muitos rallies perto da mesa, ela superou sua parceira de duplas Bernadette Szocs por 4-1. Campeã em 2022, Polcanova é a terceira mulher na história a manter o título de simples. A mais recente havia sido Zoja Rudnova, que defendeu com sucesso seu título de 1970 em 1972, isto é, há 52 anos!

Com o título, Polcanova subiu do 14º para o 12º lugar no ranking mundial.

Final simples masculino

Alexis Lebrun venceu por 4-0 o alemão Benedikt Duda, garantindo assim seu segundo ouro em Linz. Lebrun mostrou uma forma invejável na decisão do Campeonato Europeu, ou seja, não dando chances de reação ao adversário. Ditou o ritmo, variou as jogadas e finalizou tanto de forehand como de backhand. O placar do último set é emblemático, isto é: 11-2. Com o título, Lebrun subiu do 19º para o 16º lugar na classificação mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Alexis Lebrun é o terceiro francês a conquistar o título de simples no Campeonato Europeu. Ou seja, Jacques Secretin ganhou em 1976, e Emmanuel Lebesson em 2016. Lebrun é também um dos mais jovens; apenas Timo Boll (Alemanha) e Mikael Appelgren (Suécia) eram mais novos que ele ao serem campeões europeus de simples.

Lyanne Kosaka

Mais em​ Blog da Lyanne KosakaTênis de Mesa

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Confira onde assistir ao vivo e outras informações sobre Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo, e os demais brasileiros na competição realizada em Doha, no Qatar
Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro