Destaques no WTT Contender Rio-2023 (parte 1)

Anders Lind, o melhor europeu no último Mundial, está inscrito no Contender Rio-2023

Na lista de participantes do WTT Contender Rio-2023 (de 07 a 13 de Agosto) figura o nome do dinamarquês Anders Lind, isto é: o melhor europeu no Campeonato Mundial em Durban-2023. Anders Lind chegou ao torneio como № 173 do mundo e depois dele, alcançou sua melhor posição no ranking: № 36. Na lista mais recente (da semana de 24 de Julho), ele aparece na 34ª posição.

Anders Lind foi o melhor europeu no Campeonato Mundial-2023

Após vencer 5 partidas, Lind só parou diante do chinês Wang Chuqin, que seria o vice-campeão. Ou seja, o dinamarquês teve uma “campanha dos sonhos” em Durban, que faz lembrar a de outro nórdico que brilhou na edição anterior, em Houston-2021: Truls Moregard. O sueco, para quem não se lembra, chegou em Houston como № 77 do mundo e saiu do torneio como vice-campeão, só tendo parado diante de Fan Zhendong.

Curiosamente, no Contender Rio-2023 também estará o sul-coreano Jang Woojin (№ 8 do ranking), eliminado por Anders Lind nas oitavas de final em Durban-2023. Será que veremos uma revanche?

Marcos Freitas, vice-campeão nos Jogos Europeus-2023

Outro atleta da lista, que fez um grande torneio recentemente, é Marcos Freitas. Isto é: o português foi vice-campeão de simples nos Jogos Europeus realizados há cerca de 1 mês na Cracóvia, Polônia. Em sua campanha até a final, ele venceu nomes como: Kristian Karlsson (que também estará no Rio), Darko Jorgic e Alexis Lebrun. Freitas só perdeu na decisão, em 7 sets, para o Lebrun mais jovem: Félix.

E qual é o retrospecto de Hugo Calderano, atual № 4 do mundo, frente a esses nomes?

Calderano e Anders Lind se enfrentaram uma única vez, ou seja: na fase de grupos do Mundial de Equipes na China em 2022. A vitória foi do brasileiro, por 3 sets a 1.

Já diante de Jang Woojin, a rivalidade é mais antiga (desde os tempos da categoria cadete, há mais de 10 anos). Até hoje foram 11 partidas, com 6 vitórias para Hugo e 5 para Woojing. Mas nos últimos 3 confrontos a vitória foi do brasileiro. A mais recente foi na final do WTT Contender Doha, neste ano, por 4 sets a 1.

Final do WTT Contender Doha-2023: duelo pode se repetir no Contender Rio (Foto: WTT)

E contra Marcos Freitas, Calderano tem 2 vitórias e 1 derrota.

Mattias Falck tem 2 vitórias sobre Hugo Calderano

Mas Mattias Falck, o vice-campeão mundial de simples em 2019, pode dar trabalho. Isto é, nas duas vezes em que se enfrentaram, o sueco que usa pino baixo no forehand levou a melhor. Sendo que no último encontro, realizado no WTT Tunis-2023, Falck venceu Calderano por 3 sets a 0. Mas bem sabemos que “cada jogo é uma história” e a torcida no Rio será toda do mesa-tenista brasileiro.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dupla argentina Top 10 do ranking também estará no Contender Rio

Nas duplas masculinas, além de Falck e Karlsson, campeões mundiais em Houston-2021, vale mencionar o duo Gaston Alto e Horácio Cifuentes. Os argentinos ocupam o 8º lugar no ranking mundial. Será que eles terão o apoio da torcida na Arena Carioca?

Lyanne Kosaka

Mais em​ Blog da Lyanne KosakaTênis de Mesa

Confira onde assistir ao vivo e outras informações sobre Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo, e os demais brasileiros na competição realizada em Doha, no Qatar
Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa