Brasil é convocado para Sul-Americano de beisebol em Lima

Técnico Ramon Ito seleciona 24 atletas para campeonato em Lima, no Peru, em novembro

Na noite deste terça-feira, 15, o técnico da seleção brasileira de beisebol Ramon Ito divulgou lista com 24 nomes para a disputa do Campeonato Sul-Americano de beisebol, entre os dias 16 e 23 de novembro em Lima, no Peru. Além do time da casa, o torneio será disputado por Argentina, Brasil, Chile e Equador.

A divulgação dos convocados se deu há um ano do embarque do time que levou a inédita medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O Brasil disputará o Sul-Americano em busca do bicampeonato, uma vez que em 2022 garantiu a primeira colocação, de modo que naquele torneio também assegurou vaga para os Pan do ano seguinte. Porém, em 2024, a competição ainda não valerá vaga pan-americana.

Início da caminhada rumo à Los Angeles

Segundo o técnico assistente Marcio Kikuchi, que de atleta no último Campeonato Sul-Americano, está agora na comissão técnica, a meta da equipe é ser campeã do torneio em novembro de 2024, mas já de olho na vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. “Nós temos uma meta agora, que é ganhar o Sul-Americano, mas o foco principal é lá em 2028, na classificação para os Jogos Olímpicos”, contou o auxiliar.

Ramon Ito, treinador principal do Brasil, destacou a meritocracia durante a preparação para escolha dos 24 nomes, que farão primeiro treino aberto ao público no Bom Retiro, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de outubro. “Levamos em conta uma série de fatores que refletem o mérito individual dos atletas, como o desempenho nos treinamentos e em competições, a evolução técnica e tática demonstrada ao longo da preparação, assim como o comprometimento e dedicação, a assiduidade nos treinos, o histórico de contribuições ao beisebol e desempenhos pela seleção, bem como a trajetória no esporte”, explicou o treinador.

Confira lista de convocados:

Arremessadores:

Heitor Vinicius Tokar Ananias
Hugo Kanabushi
Igor Kimura
Igor Novaes Januário
João Gabriel Marostica
Luis Felipe M. dos Santos
Murilo Brolo Gouvea
Oscar Massaki Nakaoshi
Paulo Henrique dos Santos Nóris

Receptores:

Gabriel do Carmo Barros
Julian Ryu Takeda
Matheus Vicente Lelis da Silva

Defensores de Campo Interno:

Allan Belen Fagnoni
Felipe Mitsuro Mizukosi
Gustavo do Carmo Kamitani
Lucas Alexandre Oshikawa
Lucas Rojo Samper Oller
Osvaldo Aparecido Carvalho Jr
Pedro Ivo Okuda e Silva

Defensores de Campo Externo:

Andrew Tamotsu Sato Coelho
Daniel Akira Chibana
Gabriel Jun Itikawa (IF/OF)
Leonardo Jorge Munhoz
Victor Hugo Mascai Coutinho (IF/OF)

Comissão Técnica:

Ramon Watanabe Ito (Técnico)
Marcio Issao Kikuchi (Auxiliar Técnico)
Tiago Magalhães (Auxiliar Técnico)
Jose Ariel Contreras Camejo (Auxiliar Técnico)
Márcio Irikura (Chefe de Delegação)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Beisebol

Seleção masculina de beisebol jogará primeira fase do Mundial em Houston, ao lado de Estados Unidos, México, Itália e Grã-Bretanha
Seleção venceu alemães por 6 a 4 no jogo decisivo e se classificou para a WBC pela segunda vez na história
Em Tucson, nos EUA, a seleção brasileira conquistou sua segunda vitória no World Baseball Classic ao derrotar a China por 12 a 2
Em Tucson, nos EUA, a seleção brasileira conquistou sua primeira vitória no World Baseball Classic ao derrotar a Alemanha por 9 a 7