Confederação Brasileira lança projeto para revelar talentos em São Paulo

Parceria entre Secretaria Especial do Esporte e a CBSS atenderá crianças e jovens de 13 a 17 anos no Centro de Treinamento de Ibiúna (SP)

O Projeto Academia CBBS, primeiro núcleo de base do alto rendimento de Beisebol e Softbol, foi lançado, na quinta-feira (11), no Centro de Treinamento de Beisebol, localizado na cidade de Ibiúna (SP). O projeto é uma iniciativa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania (SNEAR) e será executado por meio de uma parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS). O secretário nacional de Alto Rendimento (SNEAR), Bruno Souza, participou da solenidade.

“Esse apoio irá nos ajudar muito. Todos os participantes do projeto estão contentes e acreditamos que eles são o futuro da Seleção Brasileira”, Jorge Otsuka, presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A parceria atenderá 50 crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos, desde que estejam matriculados na rede regular de ensino. O valor do investimento é de R$ 489 mil e o período de execução é de 13 meses. Segundo a CBBS, o projeto pretende dar oportunidades aos jovens atletas de se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento. A expectativa é de que a iniciativa possa revelar atletas para a Seleção Brasileira.

O Centro de Treinamento

Batizado de Centro de Treinamento Yakult, o CT do beisebol em Ibiúna ocupa uma área de 226 mil m² e é uma referência para a preparação das seleções nacionais de beisebol e softbol. O complexo é dotado de três campos oficiais de beisebol, piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol, local para treinamento de arremessadores, ginásio coberto, sala de musculação, sala de fisioterapia, refeitório, cozinha industrial, apartamentos e chalés dormitórios, além de um escritório para administração.

+ Aos 17 anos, Sullivan Ribeiro assina com Athletics, da MLB

Segundo Jorge Otsuka, atualmente cerca de 6.500 atletas do beisebol e do softbol estão federados no Brasil. Ele calcula que o número total de praticantes seja em torno de 25 mil. 

O Brasil não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio no beisebol. Os representantes do continente sul-americano no Japão serão os Estados Unidos e Cuba.

Colaboração OTD

Mais em​ SoftbolBeisebol

Seleção masculina de beisebol jogará primeira fase do Mundial em Houston, ao lado de Estados Unidos, México, Itália e Grã-Bretanha
O algoz da vez da seleção brasileira foi o México, dono da casa, que ganhou por 9 a 3 e se classificou para disputar a medalha de ouro contra os Estados Unidos. Já o Brasil enfrenta a Venezuela na briga pelo quinto lugar do Pan-Americano
Depois de primeira fase quase irretocável, selecão tropeçou diante de Porto Rico e Canadá
Seleção venceu alemães por 6 a 4 no jogo decisivo e se classificou para a WBC pela segunda vez na história