Siga o OTD

Basquete

 

Sesi Franca impõe ritmo desde o início, vence Bauru e emplaca sétima seguida no NBB



Com ataque equilibrado e eficiência nos lances livres, o Sesi Franca neutralizou Bauru e confirmou a sétima vitória consecutiva no NBB, garantindo vaga na Copa Super 8. Ainda neste sábado (20), o Pato bateu o Osasco em casa



David Jackson fez 17 pontos na vitória do Sesi Franca sobre Bauru (Foto: Marcos LImonti/SFB)
David Jackson fez 17 pontos na vitória do Sesi Franca sobre Bauru (Foto: Marcos LImonti/SFB)

O Sesi Franca confirmou sua força no clássico paulista e deu mais um passo sólido no Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/26. Atuando em casa, no Ginásio Pedrocão, a equipe francana venceu o Bauru por 85 a 68, neste sábado (20), em partida controlada desde os primeiros minutos. O resultado garantiu a sétima vitória consecutiva do time dirigido pelo técnico Helinho Garcia na competição e confirmou vaga para a Copa Super 8, torneio que reúne os oito melhores colocados do turno do principal campeonato nacional. No mesmo dia, o Pato superou Osasco, igualmente como mandante, por 82 a 67.

Com a vitória, o Sesi Franca permaneceu na quarta posição do NBB com campanha de 81,3% de eficiência. O time francano soma 13 vitórias em 16 partidas, ficando atrás apenas do líder Pinheiros, do vice-líder Flamengo e do terceiro colocado KTO Minas. Os três times que estão à frente do atual tetracampeão do campeonato nacional com 86,7% de aproveitamento, campanhas idênticas de 13 triunfos em 15 confrontos. Já o Bauru está em 11º lugar no momento com trajetória de nove derrotas em 17 jogos disputados.

Domínio coletivo francano

A atuação do Sesi Franca foi marcada por maturidade, consistência e domínio coletivo, especialmente ao longo dos três primeiros períodos. O time francano soube controlar o ritmo, alternar opções ofensivas e manter intensidade defensiva suficiente para neutralizar o Bauru, transformando o confronto em mais uma afirmação do momento vivido pela equipe comandada por Helinho. O ataque funcionou de maneira equilibrada. O ala/pivô Lucas Dias, o ala estadunidense David Jackson e o ala/armador Zu Jr. dividiram o protagonismo ao anotarem 17 pontos cada, liderando a pontuação dos donos da casa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Sesi Franca apresentou 50,9% de eficiência nos arremessos de quadra e teve excelente rendimento nos lances livres, convertendo 33 de 36 tentativas. O ala/armador Georginho de Paula se destacou na organização e nos rebotes, com nove, além de quatro assistências. No Bauru, o desempenho ofensivo foi prejudicado pela baixo aproveitamento, terminando com apenas 38,2% nos arremessos de quadra e 18,5% nas bolas de três (5/27). O armador estadunidense Dontrell Brite concentrou as ações ofensivas e foi o principal nome bauruense com 20 pontos. Já o pivô Andrezão colaborou com dez.

Detalhes do jogo

O primeiro período teve Lucas Dias como protagonista absoluto. O ala/pivô foi responsável por 14 dos 21 pontos do Sesi Franca no quarto inicial e apresentou repertório variado: acertos do perímetro, infiltrações agressivas e aproveitamento perfeito nos lances livres (4/4). O Bauru, por sua vez, encontrou dificuldades para pontuar e fechou o período com apenas 12 pontos. No segundo, o time francano aumentou ainda mais a intensidade e começou com uma corrida de 5 a 0. A profundidade do elenco voltou a aparecer quando David Jackson assumiu o protagonismo ofensivo, anotando 10 pontos na parcial.

A equipe dirigida por Helinho manteve alto aproveitamento do perímetro (42,9% nas bolas de três), enquanto o Bauru passou em branco nas sete tentativas de longa distância. Com domínio nos dois lados da quadra, a vantagem cresceu e chegou a 21 pontos antes do intervalo (47 a 26). Já no terceiro, o duelo foi mais equilibrado. O time bauruense conseguiu sua melhor produção ofensiva ao marcar 21 pontos, liderado novamente por Brite, que anotou dez na parcial. Ainda assim, o Sesi Franca não perdeu o controle, manteve eficiência e explorou bem o jogo interno com o pivô Cristiano Felício.

Com 25 pontos no terceiro quarto, os donos da casa ampliaram a diferença para 25 pontos antes do período final. Nos dez minutos finais, mesmo vencendo por 21 a 13, o Bauru não conseguiu ameaçar o controle do Sesi Franca, que soube administrar a vantagem construída anteriormente. O triunfo francano foi confirmado com tranquilidade, coroando uma atuação consistente e sem sobressaltos no Pedrocão.

Mandantes também vencem no Paraná

Assim como o Sesi Franca, o Pato também venceu como mandante neste sábado pelo NBB. Em duelo direto na tabela de classificação, o time paranaense superou Osasco e confirmou quinto triunfo na temporada, sendo o terceiro em casa. O ala estadunidense Horton foi o cestinha do duelo e do time vitorioso com 18 pontos. O pivô Fidelis apareceu em seguida, com 15. Ainda entre os atletas com dois dígitos na pontuação, o ala/pivô Grigor contribuiu com 14 e o ala Danilo Penteado ajudou marcando 13. Já do lado osasquense, o pivô Malachias liderou em acertos com 16.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Ainda por Osasco, o ala estadunidense Alejandro Grant marcou 12 e o armador Dalaqua fez 11. O placar positivo fez o Pato chegar ao quinto triunfo em 17 rodadas, eficiência de 29,4%, ocupando a 14ª posição. Já a equipe osasquense aparece em 18º lugar entre os 20 times do NBB com campanha de 22,2% de aproveitamento. No momento, os comandados do técnico Ênio Vecchi perderam 14 duelos em 18 disputados. Eles estão à frente somente de Botafogo, 19º, com 17,6% de eficiência, e Vasco da Gama, 20º e último, com 12,5% de aproveitamento.

Mais em Basquete