São Paulo anuncia encerramento do time de basquete

Após eliminação no NBB, São Paulo anuncia encerramento da equipe profissional de basquete masculino que já foi campeã das Américas
Jogadores do São Paulo comemoram classificação para as quartas de final do NBB 2024/2025
Jogadores do São Paulo comemoram classificação para as quartas de final do NBB 2024/2025 (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Após a eliminação na quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB), o São Paulo decidiu encerrar as atividades da sua equipe masculina de basquete profissional. A decisão foi anunciada em uma nota oficial no perfil do clube na manhã desta segunda-feira (19). Além disso, o São Paulo comunicou que qualquer projeto da instituição fora do futebol só será iniciado após a obtenção de recursos prévios.

O projeto atual do basquete tricolor teve início em 2018. Na ocasião, o clube foi vice-campeão da Liga Ouro, garantindo o acesso ao NBB, a principal liga do basquete nacional. E logo nas suas primeiras temporadas o time obteve sucesso. Com terceiro lugar na temporada 2019/2020 (que não foi encerrada oficialmente por conta da pandemia de Covid-19) e o vice-campeonato em 2020/2021. Os principais títulos vieram na temporada seguinte, com o São Paulo vencendo o Campeoanto Paulista e a BCLA, equivalente à Libertadores no basquete.

Queda de investimento e de rendimento em 2 anos

Após o título continental, o São Paulo manteve um bom time na temporada 2022/2023, com vice-campeonatos no NBB e na Copa Intercontinental. Mas o investimento no time caiu em sequência. Nas últimas duas temporadas, o São Paulo contou com um desempenho abaixo da média na temporada regular do NBB, ficando fora do top-10. O time precisou surpreender e derrotar favoritos para avançar às quartas de final das últimas duas temporadas.

Essa última temporada foi marcada pelo pior desempenho do clube desde que chegou ao NBB. O São Paulo fez uma campanha ruim na primeira fase, terminando apenas na 13ª posição com 13 vitórias em 34 jogos. O time melhorou na reta final da temporada, após a demissão do técnico Guerrinha. Fabrício Fernandes conseguiu levar o time até as quartas de final, mas três derrotas para Bauru culminaram na eliminação tricolor. Cinco dias após o fim da temporada para o São Paulo, o clube anuncia o fim do projeto.

Veja abaixo a nota oficial do Clube:

O São Paulo Futebol Clube comunica o encerramento das atividades da equipe basquetebol masculino profissional. O projeto, que contou com grandes nomes do esporte no País e foi inicialmente idealizado e executado pelo diretor Carlos Belmonte, foi um sucesso da modalidade em âmbito nacional e internacional, com a coroação com títulos e inúmeros grandes jogos e disputas de finais das principais competições da modalidade.

O São Paulo agradece a dedicação de todos atletas, profissionais e dirigentes que contribuíram durante estes anos em que as cores do Tricolor foram defendidas com honra, garra e empenho dentro das quadras. O Clube também agradece o apoio incondicional de torcedores e sócios ao time ao longo de todo o projeto.

Futuros projetos à parte do futebol, modalidade que é motivo da existência do São Paulo Futebol Clube, só serão iniciados a partir da prévia obtenção de recursos novos para a manutenção.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Basquete

Com a volta de Aline Moura e a estreia de Glenda Cruz, o Sesi Araraquara venceu o Corinthians por 55 a 45 no Parque São Jorge pela LBF
Pinheiros vence Sesi Franca por 72 a 66 e definição do último semifinalista do Novo Basquete Brasil vai para o quinto jogo
Flamengo vence Corinthians por 80 a 78 e avança à semifinal do Novo Basquete Brasil pela oitava temporada consecutiva
Campeã mundial de 1994, Hortência falou sobre renovação na seleção brasileira e inicio de trabalho de Pokey Chatman.