Hortência fala sobre novo ciclo da Seleção Feminina de basquete

Campeã mundial de 1994, Hortência falou sobre renovação na seleção brasileira e inicio de trabalho de Pokey Chatman.
Hortência Marcari - membro da CACOB
Hortência Marcari está no Rio de Janeiro para o Fórum da Comissão de Atletas do COB ( Foto: Alexandre Loureiro/COB @alexandreloureiroimagens)

A Seleção Feminina de basquete está iniciando uma nova fase em 2025. Agora sob o comando da americana Pokey Chatman, o time verde-amarelo deu o pontapé para um processo de renovação visando as classificações para o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Lenda da modalidade no país, Hortência Marcari falou sobre esse processo.

“Estou esperando para ver, é uma técnica nova, técnica americana. Tem algumas jogadoras que estão jogando nos Estados Unidos, então como é que nós torcedores, a gente acompanha? Vendo os resultados das competições. E está muito cedo para cobrar essa nova treinadora”, disse Hortência. A declaração foi dada antes do VI Fórum da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB). A campeã mundial de 1994 é um dos membros mais antigos.  

Indiana Fever - Brasil, amistoso, americup
Divulgação: Iowa Women’s Basketball

Uma turnê contra equipes da WNBA, liga americana de basquete femino, marcou a estreia de Pokey Chatman. No início deste mês, o Brasil enfrentou e perdeu do Chicago Sky e do Indiana Fever, que contam com as brasileiras Kamilla Cardoso e Damiris Dantas em seus elencos. A convocação de Chatman contou com uma mescla de jogadoras que atuam no Brasil, como Tainá Paizão e Cacá Martins, e jovens do basquete universitário americano, a exemplo de Catarina Ferreira, e escolar como Manu Alves.   

AmeriCup 2025

O primeiro torneio oficial de Pokey Chatman com a Seleção Feminina está marcado para o fim do próximo mês. Entre os dias 28 de junho e seis de julho, a cidade de Santiago, capital do Chile, receberá a AmeriCupW, a Copa América de Basquete Feminino. Atual campeão, o Brasil está no grupo A, junto com Argentina, El Salvador, Canadá e República Dominicana. 

Brasil campeão da AmeriCup
Brasil foi campeão da AmeriCupW 2023 (Foto: FIBA Américas)

“Eu torço muito para que o Brasil vá muito bem. Eu torço muito para que o Brasil se classifique para os campeonatos mundiais e tantos para as Olimpíadas porque quero ver o basquetebol brilhando como sempre brilhou”, completou. 

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Basquete

Sampaio vence fora de casa a Sodiê Mesquita, se recupera do revés na última rodada e mantém a liderança na LBF 2025; Ourinhos bate Maringá
Chicago Sky, de Kamilla Cardoso, perde por quase 40 pontos para o Indiana Fever, de Damiris Dantas, na estreia da nova temporada da WNBA
Pinheiros e Sesi Franca disputam neste domingo (18) o quarto jogo da série melhor de cinco das quartas de final do NBB. O time francano lidera por 2 a 1. O jogo será no ginásio Henrique Villaboim, às 11h
Cria da base do Fla, pivô se recuperou de desconforto muscular e foi fundamental para o rubro-negro conquistar a vitória no jogo 3