Em duelo entre Corinthians, Timão faz 1 a 0 no rival gaúcho

Nas oitavas do NBB, o Timão venceu o União Corinthians, por 97 a 93, e fez 1 a 0. Nos outros dois duelos desta sexta-feira (25), a Unifacisa bateu o Pinheiros (83 a 77) e o Bauru venceu o Paulistano (81 a 63)

Três partidas movimentaram a fase de oitavas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/25 nesta sexta-feira (25). No duelo entre Corinthians, o Timão levou a melhor diante do rival gaúcho com mesmo nome, por 97 a 93, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, e abriu 1 a 0 na série melhor de cinco. Além desse jogo, outros dois aconteceram e times que estavam em desvantagem empataram a disputa. Mesmo fora de casa, no Henrique Villaboim, a Unifacisa derrotou o Pinheiros, por 83 a 77. Já o Bauru Basket bateu o Paulistano/Corpe, por 81 a 63, como mandante, no Panela de Pressão.

Timão 1 a 0

O Corinthians venceu o Ceisc/União Corinthians com destaque para o começo avassalador do Timão. Nos primeiros dez minutos, os donos da casa abriram 13 pontos, ganhando por 32 a 19. A partida prosseguiu com mais equilíbrio, com os visitantes até alcançando a virada no placar, mas não foram capazes de sustentar a pressão dos donos da casa. O armador Elinho foi o cestinha do jogo com 23 pontos. O ala estadunidense Melvin Johnson apareceu em seguida, com 17. O ala Rafael Munford contribuiu com 15, assim como o pivô Lucas Cauê, que terminou com duplo-duplo, com dez rebotes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O último atleta do Corinthians com dois dígitos foi o pivô Du Sommer, com 11. Já pelo União Corinthians, o pivô Dikembe e o ala grego Rafail Lanaras lideraram a pontuação com 17. O ala estadunidense Duane Johnson surgiu em terceiro, com 14, seguido pelo ala/pivô Fabrício, com 12. “Fizemos um primeiro tempo muito bom defensivamente. Só que deixamos a desejar no segundo, isso é uma coisa que não podemos deixar acontecer lá no Sul porque sabemos o potencial do time deles. Não podemos baixar a guarda. É melhorar o segundo tempo, mantendo com esse primeiro tempo bom que fizemos”, avaliou Lucas Cauê.

Empate como visitante

Após perder em casa, a Unifacisa entrou pressionada e respondeu de forma positiva. O time de Campina Grande fez partida intensa, melhorou a atuação ofensiva em comparação com o duelo de abertura e empatou a série em 1 a 1. O principal diferencial dos visitantes no triunfo foi a maior eficiência nos arremessos de dois pontos, marcando 50 pontos desta maneira contra apenas 36 do Pinheiros. O pivô Gerson terminou como cestinha com 18 pontos, um a mais que o ala argentino Solanas. Os estadunidenses Delph e Gaskins fizeram, respectivamente, 14 e 13. Já o ala/pivô Antônio fez dez.

“Eu não vim pensando em fazer pontos, e sim em entrar e entregar o máximo que puder dentro da quadra, se jogar em todas as bolas, sair com a boca sangrando mesmo e continuar jogando. Querer ganhar e competir. E hoje conseguimos essa vitória. Lutamos, batalhamos, tivemos uns problemas de rebote no primeiro tempo, mas conseguimos voltar para o segundo tempo muito forte nisso e conseguimos ganhar. Vamos continuar desta maneira, agora é focar para o próximo jogo, queremos mais. Queremos vencer essa série”, afirmou Antônio, que terminou o jogo com um corte na boca.

Do lado do Pinheiros, o armador estadunidense David Sloan foi o cestinha com 21 pontos. O ala/armador Reynan Gabriel também se destacou com 12. “Playoff é assim. Não planejávamos perder, mas aconteceu. Hoje não é que tenha faltado algo, mas claro que tem alguns ajustes que precisamos fazer, mas estávamos 100% na disposição. Sabemos que o time de Unifacisa também é forte, que eles iriam vir pra cá e jogar mais forte, mais agressivo, e infelizmente perdemos. Agora é ajustar e focar para o próximo jogo. Pegar o que tem de aprendizado desse jogo e ir para o próximo”, afirmou Sloan.

Bauru iguala duelo com Paulistano

Com domínio dentro do garrafão, marcando o dobro de cestas que o rival (28 a 14), o Bauru mostrou quem é que manda quando a partida acontece no Panela de Pressão. Com o triunfo diante do Paulistano, o time bauruense empata a série de oitavas de final. No duelo dos pivôs, os dois tiveram atuações relevantes e com duplo-duplos, porém Andrezão, da equipe mandante, foi mais incisivo que Brunão, dos visitantes, e contou com ajuda de mais companheiros. Andrezão foi o cestinha com 25 pontos e ainda pegou 15 rebotes. Já Brunão anotou 18 pontos e ajudou com dez rebotes.

“Estou muito feliz com a minha atuação, primeiro vem da defesa que conseguimos manter sobre eles hoje. No primeiro jogo, tomamos mais de 90 pontos e hoje foi diferente. A partir do momento que você defende bem, você sente mais confiante no ataque. Por isso que caiu essas ‘bolinhas diferenciadas’. A Lei do Ex sempre prevalece, fico muito feliz em poder atuar, mais feliz ainda com essa vitória de hoje. Vamos partir para mais uma no domingo”, garantiu o pivô Andrezão. Além dele, pelo Bauru o armador estadunidense Dontrell Brite marcou 20 e o ala Alex Garcia colaborou com mais 13.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

“Foi mais um confronto duro e difícil. O Paulistano é uma equipe que joga pesado, no físico. Nós conseguimos impor nosso ritmo, o que foi o ponto chave. Eu falei para eles: ‘Nossa casa, nossas regras’, quem impõe o ritmo de jogo somos nós. Como podemos fazer isso? Defendendo bem, ainda precisamos melhorar nosso rebote, eles ainda estão tendo segunda chance, principalmente com o Brunão. Mesmo assim, deixar o Paulistano na casa dos 60 pontos, facilitou para nosso ataque”, avaliou Paulo Jaú, técnico do Bauru.

Rafael Zito

Mais em​ Basquete

Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF
Depois de perder o primeiro jogo em casa, Corinthians vence por 90 a 73 no Rio e empata o playoff contra o Flamengo pelo NBB
Em jogo emocionante e muito disputado, Pinheiros vence por 71 a 70 e empata o playoff melhor de cinco contra Franca em 1 a 1
Confronto entre destaques do país abre a temporada da liga de basquete feminino mais forte do mundo