Pinheiros e Paulistano saíram na frente na abertura dos playoffs do NBB, que aconteceu nesta terça-feira. O primeiro derrotou fora de casa a Unifacisa por 68 a 50, enquanto o segundo recebeu em seu ginásio o Bauru e conseguiu derrotar o rival por 93 a 77.
Paulistano x Bauru
Dono da quinta melhor campanha na temporada regular do NBB, o Bauru encarou o Paulistano, que ficou em 12º, na casa do adversário. Apesar do favoritismo da equipe do interior, o mando de quadra fez a diferença e o time de São Paulo saiu com a vitória por 16 pontos de diferença.
Apenas o primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, quando as duas equipes marcaram 27 pontos. Ainda assim, foi neste período inicial que Bauru conseguiu ter sua maior vantagem, quando chegou a oito pontos de frente. Depois disso, o Paulistano foi melhor e mereceu o resultado.
No último quarto, a vantagem do Paulistano chegou a 22 pontos, mas Bauru reagiu no fim e reduziu o prejuízo para 16. Brunão, com 19 pontos e dez rebotes, fez um duplo-duplo e foi o grande nome da equipe da casa, que teve ainda Gui Abreu, com 17 pontos, Crescenzi, com 16, e Vitinho, com 12. De consolo para o Bauru, Andrezão foi o cestinha com 20 pontos.
Unifacisa x Pinheiros
O duelo em Campina Grande reuniu o time da casa, a Unifacisa, que ficou em 11º na primeira fase, contra o Pinheiros, que fez a sexta melhor campanha. Apesar do apoio da torcida, a equipe paraibana só conseguiu ser superior ao adversário no primeiro quarto, mas depois levou a virada.
Com uma defesa muito forte e nove pontos de Rafael Rachel, a Unifacisa abriu 17 a 8 no primeiro quarto. A vantagem, no entanto, começou a ser desmontada pelo Pinheiros a partir do segundo período. A exemplo do que foi o primeiro, a pontuação também foi baixa, mas a equipe paulista foi para o intervalo apenas um ponto atrás: 25 a 24.
Os ataques desbloqueram no terceiro quarto, mas foi melhor para o Pinheiros. Liderado por Reynan e Jimmy, a equipe passou a frente e foi para o último período vencendo por 46 a 41. No dez minutos finais, a defesa paulista voltou a brilhar, não deu chances para a Unifacisa e a diferença chegou a 18 pontos no final do jogo: 68 a 50.
Apesar da derrota da Unifacisa, Rafael Rachel terminou como cestinha com 18 pontos, enquanto Reynan, com 14 pontos, e Da Silva, com 11 rebotes, se destacaram no Pinheiros.