São Paulo vence Brasília e foge do Franca nas oitavas do NBB

O Tricolor ganhou, por 88 a 79, e superou o Pato Basquete na tabela do NBB, saindo da 14ª para 13ª posição e fugindo do Sesi Franca nas oitavas. O revés manteve o time brasiliense em quarto porque Bauru perdeu do Botafogo, por 85 a 84

A fase de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/25 acabou nesta sábado (19) com dois jogos disputados. Com partidas no mesmo horário, ambas começando às 17h, o Bauru Basket recebeu o Botafogo no ginásio Panela de Pressão e o São Paulo foi mandante contra o Caixa/Brasília Basquete, no Morumbi. O Tricolor venceu em casa, por 88 a 79, e superou o Pato Basquete na tabela de classificação, saindo da 14ª para a 13ª posição, fugindo do Sesi Franca nas oitavas de final. O revés manteve o time brasiliense em quarto lugar porque a equipe bauruense perdeu do Glorioso, já eliminado, por 85 a 84

Três dos quatro times que atuaram neste sábado ainda brigavam por vaga aos playoffs do NBB. Apenas o Botafogo, lanterna após 33 rodadas, não tinha mais chances. Brasília, que iniciou o dia em quarto, precisava vencer para manter a posição. Porém, como perdeu para o São Paulo, só ficaria entre os quatro melhores se Bauru fosse derrotado pelo Glorioso, o que aconteceu. Com o revés, o time do experiente ala Alex Garcia terminou a fase de classificação em quinto, ficando atrás dos brasilienses, que acabaram em quarto. Já o Glorioso fechou sua participação em 17º, derrubando o Fortaleza para a lanterna.

São Paulo encaminha vitória no terceiro período

O São Paulo não começou bem a partida contra o Brasília. Mesmo jogando em seu ginásio, o Tricolor fechou os primeiros dez minutos perdendo por dez pontos: 27 a 17. A reação surgiu a partir do segundo quarto, quanto o Tricolor venceu por 26 a 21 e reduziu a distância para apenas cinco pontos: 48 a 43. Na volta do intervalo, o time do ala estadunidense Miller, cestinha do duelo com 24 pontos, não só empatou como virou e disparou no marcador com parcial de 31 a 10, chegando no período decisivo liderando por 14 de vantagem: 74 a 58.

Nos dez minutos finais, o Brasília foi superior e ganhou por 21 a 14, mas não foi suficiente para reverter o placar adverso. Além de Miller, maior pontuador do jogo, o São Paulo teve mais quatro jogadores com dois dígitos na pontuação: o armador estadunidense Bennett, 15; o ala/pivô Paulo, 14; o pivô Ansaloni, 11; e o armador Fisher, com duplo-duplo, sendo 11 pontos e dez assistências. Pelo lado brasiliense, o ala Von Haydin liderou a pontuação com 17, seguido pelo ala/armador Guilherme, 15, e pelo armador Lucas, 11. O Tricolor também foi superior em rebotes (36 a 32) e em assistências (23 a 16).

Botafogo vence nos últimos segundos

O Botafogo venceu Bauru por 83 a 82 quando Alex Garcia partiu em direção a cesta e marcou de bandeja faltando menos de 15 segundos: 84 a 83. Em rápida transição, o armador Matheusinho infiltrou na defesa bauruense e sofreu falta do pivô Andrezão. Ele foi para a linha do lance livre e converteu os dois, virando novamente para o Glorioso (85 a 84) com cronômetro marcando menos de três segundos para o término do duelo. O armador estadunidense Dontrell Brite ainda tentou último arremesso, quase do meio da quadra, mas errou.

O desfecho emocionante calou o Panela de Pressão e os visitantes fizeram a festa na despedida deles do NBB. Matheusinho foi quem mais pontuou pelo Botafogo, liderando com 21. O pivô Mathias figurou em segundo em acertos, com 13, dois a mais que o ala estadunidense Thomas, que fez 11. Por fim, o ala/pivô Queirós e o ala Derick ajudaram com dez pontos. Pelo Bauru, o pivô Andrezão marcou 23 e foi o cestinha da partida, acompanhado de perto por Brite, que apareceu com 21. Alex Garcia terminou em terceiro em pontos pelos bauruenses, com 19.

A equipe carioca circulou melhor a bola e acabou com mais assistências (22 a 16). Porém, o Bauru foi superior nos rebotes, ganhando por 44 a 37, com os dois times empatados nos defensivos (29 a 29) e os mandantes levando a melhor nos ofensivos (15 a 8), gerando mais oportunidades de segundas chances. Em duelo bastante equilibrado, as bolas de três pontos fizeram a diferença, com o Botafogo convertendo nove e os bauruenses acertando sete.

Confrontos de oitavas do NBB definidos

  • (1º) KTO/ Minas x Desk Manager Mogi Basquete (16º)
  • (8º) R10 Score Vasco da Gama x Farma Conde/São José Basketball (9º)
  • (4º) CAIXA/Brasília Basquete x São Paulo (13º)
  • (5º) Bauru Basket x Paulistano/CORPe (12º)
  • (2º) Flamengo x Caxias do Sul Basquete (15º)
  • (7º) União Corinthians x Corinthians (10º)
  • (3º) Sesi Franca x Pato Basquete (14º)
  • (6º) Pinheiros x Unifacisa(11º)

A tabela de quartas de final ainda não foi divulgada, mas os duelos começam a partir de terça-feira (22). Os confrontos de oitavas de final serão definidos em séries melhor de cinco partidas.

Rafael Zito

Mais em​ Basquete

Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF
Depois de perder o primeiro jogo em casa, Corinthians vence por 90 a 73 no Rio e empata o playoff contra o Flamengo pelo NBB
Em jogo emocionante e muito disputado, Pinheiros vence por 71 a 70 e empata o playoff melhor de cinco contra Franca em 1 a 1
Confronto entre destaques do país abre a temporada da liga de basquete feminino mais forte do mundo