Flamengo derrota Bauru e garante 2º lugar para playoffs no NBB

Com a vitória no Panela de Pressão, o Flamengo assegurou a segunda colocação na classificação do NBB e terá vantagem de mando até semifinal

Neste domingo (13), ocorreu uma partida isolada pelo Novo Basquete Brasil (NBB), que envolveu Bauru Basket e Flamengo, no Panela de Pressão. Dessa forma, o time carioca venceu por 88 a 84, impondo apenas a terceira derrota ao Dragão em casa. Assim, com o 26º triunfo na competição, o Rubro-Negro assegurou o segundo lugar na classificação. Isso significa que terá vantagem de mando de quadra para os playoffs até, pelo menos, as semifinais. Já o Bauru terá mais dois jogos, ainda sonhando com um quarto lugar.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

A partida

No começo do duelo, logo após uma ligeira alternância na frente, o Flamengo se impôs, acelerando o ritmo e com a pontaria mais calibrada. Assim, chegou aos 21 pontos faltando dois minutos para o fim do quarto e o Bauru apenas com dez. No entanto, o Rubro-Negro estagnou e o Dragão se recuperou, diminuindo para quatro pontos a margem. O pivô Ruan e o ala/armador Shaq Jonhson foram os cestinhas para o Mengão, com seis pontos cada.

As duas equipes melhoraram sua produção ofensiva para o segundo quarto, sobretudo, o Flamengo, que melhorou nas bolas de três pontos, subindo de uma para quatro no período. Em diversos momentos, o Bauru ficava próximo ao placar. Contudo, o Rubro-Negro arrancou na parte final e foi para o intervalo liderando por dez pontos, 51 a 41. Os armadores Dontrell Brite (líder de pontos do NBB na temporada), do Bauru, e Alexey, do Flamengo deixaram oito pontos cada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Reação no final

No terceiro quarto, o pivô de 2,15m de Bauru, Andrezão fez 11 pontos e foi o cestinha da parcial, todavia o Flamengo continuava a distribuição de seus pontos por todo elenco. Antes do fim do primeiro tempo, todos que entraram em quadra, registraram alguma pontuação para o Rubro-Negro. Essa distribuição, alinhada a ter mais rebotes que o adversário (11 a 9), fizeram o time carioca ampliar sua margem, ao vencer por 19 a 16.

Por fim, um último quarto em que o Flamengo dominou abriu 15 pontos de margem no 84 a 69, com a cesta e falta que Ruan recebeu. Porém, o Rubro-Negro quase se complicou com a arrancada nos minutos finais de Bauru, que encurtou a distância para 87 a 84, faltando 13 segundos. Alexey, que foi o cestinha da partida com 24 pontos e líder de assistências com sete, converteu o lance livre que deu a vitória ao Mengão.

Então, fica Minas, que já estava garantido em primeiro, antes do Flamengo, que disputava o segundo lugar contra Franca. O Rubro-Negro confirma a segunda colocação e deixa Franca, que será seu adversário na última rodada, em terceiro. Esse jogo será uma prévia da semifinal da Basketball Champions League Americas (BCLA), em que os dois times voltarão a se enfrentar para saber qual brasileiro seguirá para a final. Desse modo, o Mengão terá vantagem de mando de quadra se chegar até se chegar às semifinais do NBB e, em uma eventual final que não for contra o Minas.

Por outro lado, resta dois jogos para o Bauru, contra Vasco e Botafogo, para definir sua colocação na disputa de quarto a oitavo lugar. Contra o Cruzmaltino é confronto direto na tabela e o Fogão ainda tem possibilidades de sonhar com a última vaga aos playoffs que resta.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Basquete

Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF
Depois de perder o primeiro jogo em casa, Corinthians vence por 90 a 73 no Rio e empata o playoff contra o Flamengo pelo NBB
Em jogo emocionante e muito disputado, Pinheiros vence por 71 a 70 e empata o playoff melhor de cinco contra Franca em 1 a 1
Confronto entre destaques do país abre a temporada da liga de basquete feminino mais forte do mundo