Nesta quinta-feira (10), teve início a 34ª e última rodada da temporada regular da Euroliga de basquete masculino 2024/25. Comandado pelo técnico brasileiro Tiago Splitter, o Paris Basketball venceu o Alba Berlin na disputa final por uma vaga na zona de classificação por 72 a 63.
Os cestinhas da partida foram o francês Nadir Hifi e o finlandês Mikael Jantunen, ambos do Paris Basketball, com 15 pontos cada. Pelo lado do Alba Berlin, o destaque foi Justin Bean, que anotou 14 pontos.
Após duas derrotas amargas nas últimas rodadas, contra Fenerbahce e Real Madrid, o Paris Basketball reagiu com uma boa atuação na primeira metade da partida diante do Alba Berlin. Apesar de alguns momentos de oscilação, a equipe francesa manteve o controle do jogo e encerrou o primeiro tempo vencendo por 46 a 31, sem permitir que os alemães encostassem no placar.
No retorno do intervalo, o time comandado por Tiago Splitter seguiu controlando a partida e chegou a abrir 21 pontos de vantagem no fim do terceiro quarto. Na reta final, os alemães reagiram e marcaram 24 pontos contra 12 dos franceses. Ainda assim, o Paris já havia construído uma boa margem e garantiu a vitória por 72 a 63.
Situação na tabela
Com a vitória, o Paris ocupa a 8ª colocação e pode ser ultrapassado apenas pelo Estrela Vermelha, do brasileiro Yago dos Santos. Apenas os dez melhores seguem na competição: os seis primeiros avançam diretamente aos playoffs, enquanto os times do sétimo ao décimo disputam o play-in.
Aos 39 anos, Tiago Splitter assumiu o comando do Paris Basketball, substituindo o finlandês Tuomas Iisalo, que se juntou ao Memphis Grizzlies, da NBA. Com a mudança, Splitter se tornou o primeiro brasileiro a comandar uma equipe na história da Euroliga. Em sua temporada de estreia como treinador, liderando o time parisiense recém-promovido, o ex-jogador eleito o melhor técnico do primeiro turno da competição.