Guerrinha deixa o comando técnico do São Paulo

Saída foi anunciada na noite de quarta-feira após avaliação do trabalho do treinador. Tricolor vem de sete derrotas seguidas do NBB e está arriscado de ficar de fora da sequência da competição

O técnico Jorge Guerra, o Guerrinha, deixou o basquete masculino do São Paulo. O anúncio foi feito pelo clube na noite de quarta-feira (9). De acordo com o tricolor, a diretoria fez uma análise do momento do time e do trabalho do treinador e decidiu pela mudança de rumos. O assitente técnico Fabrício Fernandes ficará no comando até o final da temporada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“O São Paulo Futebol Clube informa que Jorge Guerra (Guerrinha) não seguirá no comando técnico do Basquete Tricolor. O São Paulo Futebol Clube e a Diretoria de Basquete agradecem ao treinador por sua contribuição e comprometimento defendendo as cores do Tricolor e desejamos sorte em seus futuros desafios profissionais”, diz nota íntegra de publicada no site oficial.

Guerrinha deixa o São Paulo com exatos 50 jogos, somando 23 vitórias e 27 derrotas. Disputou três torneios. No Campeonato Paulista foram 17 jogos, com 12 vitórias e cinco derrotas. No NBB, 32 jogos, 11 vitórias e 21 derrotas. Na Copa Super 8, um jogo e uma derrota.

Quase um ano

Guerrinha chegou ao São Paulo no final de maio do ano passado como o substituto de Bruno Mortari. Mortari deixou o comando da equipe após o fim da temporada 2023/2024 do NBB. Na ocasião, o tricolor terminou entre os oito melhores, sendo superando pelo Minas Tênis Clube nas quartas de final.

Sob o comando de Guerrinha, o São Paulo chegou na semifinal do Campeonato Paulista, eliminado pelo São José em dois jogos. Na primeira fase, ficou em terceiro lugar com sete vitórias em nove partidas, campanha que o colocou direto nas quartas de final. Antes, no Grupo A do realinhamento, venceu cinco e perdeu três. Nas quartas de final, passou pelo Bauru Basket, clube onde Guerrinha marcou época antes de ir para o São Paulo, e se classificou para pegar São José nas semis.

Jejum de vitórias

No NBB, a campanha do São Paulo é bem frustrante. Após anos figurando sempre entre os quatro melhores, está entre os piores na temporada 2024/2025. As 11 vitórias em 32 partidas são apenas a 15ª melhor campanha. O time não ganha no torneio desde 13 de fevereiro, acumulando desde então sete derrotas. Faltando apenas duas partidas para o fim da fase de classificação, corre riscos de ficar de fora das oitavas de final. E olha que passam 16 dos 18 clubes participantes. Na Copa Super 8 foi eliminado pelo Minas na primeira fase, as quartas de final.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Basquete

Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF
Depois de perder o primeiro jogo em casa, Corinthians vence por 90 a 73 no Rio e empata o playoff contra o Flamengo pelo NBB
Em jogo emocionante e muito disputado, Pinheiros vence por 71 a 70 e empata o playoff melhor de cinco contra Franca em 1 a 1
Confronto entre destaques do país abre a temporada da liga de basquete feminino mais forte do mundo