O técnico Jorge Guerra, o Guerrinha, deixou o basquete masculino do São Paulo. O anúncio foi feito pelo clube na noite de quarta-feira (9). De acordo com o tricolor, a diretoria fez uma análise do momento do time e do trabalho do treinador e decidiu pela mudança de rumos. O assitente técnico Fabrício Fernandes ficará no comando até o final da temporada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“O São Paulo Futebol Clube informa que Jorge Guerra (Guerrinha) não seguirá no comando técnico do Basquete Tricolor. O São Paulo Futebol Clube e a Diretoria de Basquete agradecem ao treinador por sua contribuição e comprometimento defendendo as cores do Tricolor e desejamos sorte em seus futuros desafios profissionais”, diz nota íntegra de publicada no site oficial.
Guerrinha deixa o São Paulo com exatos 50 jogos, somando 23 vitórias e 27 derrotas. Disputou três torneios. No Campeonato Paulista foram 17 jogos, com 12 vitórias e cinco derrotas. No NBB, 32 jogos, 11 vitórias e 21 derrotas. Na Copa Super 8, um jogo e uma derrota.
Quase um ano
Guerrinha chegou ao São Paulo no final de maio do ano passado como o substituto de Bruno Mortari. Mortari deixou o comando da equipe após o fim da temporada 2023/2024 do NBB. Na ocasião, o tricolor terminou entre os oito melhores, sendo superando pelo Minas Tênis Clube nas quartas de final.
Sob o comando de Guerrinha, o São Paulo chegou na semifinal do Campeonato Paulista, eliminado pelo São José em dois jogos. Na primeira fase, ficou em terceiro lugar com sete vitórias em nove partidas, campanha que o colocou direto nas quartas de final. Antes, no Grupo A do realinhamento, venceu cinco e perdeu três. Nas quartas de final, passou pelo Bauru Basket, clube onde Guerrinha marcou época antes de ir para o São Paulo, e se classificou para pegar São José nas semis.
Jejum de vitórias
No NBB, a campanha do São Paulo é bem frustrante. Após anos figurando sempre entre os quatro melhores, está entre os piores na temporada 2024/2025. As 11 vitórias em 32 partidas são apenas a 15ª melhor campanha. O time não ganha no torneio desde 13 de fevereiro, acumulando desde então sete derrotas. Faltando apenas duas partidas para o fim da fase de classificação, corre riscos de ficar de fora das oitavas de final. E olha que passam 16 dos 18 clubes participantes. Na Copa Super 8 foi eliminado pelo Minas na primeira fase, as quartas de final.