Com atuação mais consistente que o rival, o Flamengo ganhou nesta terça-feira (8) pelo Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/25. O time Rubro-Negro derrotou o Caixa Brasília/Basquete, fora de casa, no ginásio Nilson Nelson, por 88 a 79. O desempenho no primeiro tempo foi determinante, com 43 pontos anotados contra apenas 27 sofridos, junção de bom ataque e, principalmente, ótima defesa. O resultado positivo praticamente garante o Mengão com a segunda melhor campanha de fase de classificação da competição, com 78,1% de aproveitamento dos pontos.
O Flamengo alcançou sua 25ª vitória no NBB em 32 partidas na fase classificatória. Em um clássico que já decidiu títulos e marcou época no início da última década, o clube Rubro-Negro controlou as ações no primeiro tempo e administrou a dianteira na segunda etapa. Os destaques do jogo foram o armador argentino Franco Balbi e o ala/armador estadunidense Shaq Johnson. Os dois comandaram o ataque com agressividade e eficiência. Além deles, o pivô Ruan Miranda foi um pilar defensivo e ajudou a neutralizar as investidas da equipe brasiliense. Ele também colaborou com 17 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Ainda pelo time visitante, Balbi também marcou 17 pontos. Desta forma, Ruan Miranda e o argentino foram os líderes em pontos pelo Flamengo. Além deles, mais três atletas alcançaram dois dígitos na pontuação, com 13 de Shaq Johnson, 12 do ala Jhonatan e o 11 do armador Alexey. O ala/armador estadunidense Anton Cook, do Brasília, foi o cestinha do confronto, com 23. Nesbitt, ala/pivô de Bahamas, marcou 15, e o ala Von Haydin fez dez. Com 59.4% de aproveitamento dos pontos, o time brasiliense está em quarto lugar do NBB com 19 vitórias em 32 jogos.
Domínio do Flamengo
Nos dez minutos iniciais, o Flamengo comandou desde o início e venceu por 20 a 15. Porém, o que chamou a atenção foi que o time Rubro-Negro ganhou duelo pelos rebotes por uma margem considerável: 11 a 7. Os visitantes começaram com dianteira de 7 a 0, com Jordan Williams, Ruan e Alexey. O Brasília não deixou o placar abrir com Anton Cook e Daniel Von Haydin liderando a pontuação dos donos da casa. Porém, Gui Deodato foi o cestinha do quarto para os visitantes, com seis pontos.
- Brandonn Almeida quebra recorde e Minas segue na liderança
- Minas aposenta Marquinhos e avança à semifinal do NBB
- Beatriz Souza sobre volta aos tatames: “Um passo de cada vez”
- Luiz Roncone ganha sua segunda medalha no Pan em Medellín
- Vasco bate Fortaleza e entra no G-8 do Brasileiro Sub-20
Quem também estava bem em quadra era Balbi, que mostrou mais uma vez que segue em plenas condições de atuar como armador titular do Flamengo. Fez seus nove pontos do segundo quarto, de maneira consecutiva nos ataques Rubro-Negros e sustentou o time carioca na dianteira do marcador. Além dele, Ruan também cresceu de produção a partir de uma grande enterrada que acertou e fez seis pontos. E, de novo, ter dominado os rebotes (8 a 4) foi essencial para os visitantes vencerem a parcial por 23 a 12. A distância cresceu para 16 pontos, saindo do 29 a 27 para ir ao intervalo com 43 a 27.
Reação tardia do Brasília
O Brasília voltou mais ligado, concentrado e disposto a dar trabalho ao Flamengo e se aproximar no placar. Sob as orientações de Murilo Henriquy, assistente técnico, o time cresceu mesmo com a ausência do treinador principal Dedé Barbosa, suspenso por falta desqualificante do jogo anterior. Cook e Nesbitt entenderam bem as instruções e anotaram oito pontos cada para estimular uma recuperação. A equipe da casa venceu a batalha do quarto nos rebotes (7 a 3) e também descontou com o 26 a 23 na parcial. Pelo Flamengo, novamente Balbi, acompanhado de Shaq Johnson, foram os principais pontuadores.
Confiantes na virada, os donos da casa calibraram melhor a mão no último período nas bolas de fora do perímetro, acertando mais do que nos anteriores (5 contra 3, 2 e 4) e muito mais do que o Flamengo, que converteu apenas uma nos dez minutos finais. A diferença chegou a cinco pontos (75 a 70), com a dupla Cook e Nesbitt funcionando novamente. Mas o Rubro-Negro contou com o crescimento de Alexey e de Jhonatan, que ampliaram a distância no marcador nos momentos derradeiros do confronto. .