Marquinhos supera marca e Vasco vence São Paulo pelo NBB

Com Marquinhos alcançando 9000 pontos no NBB e cestinha da tarde, Vasco supera São Paulo para chegar a 15 vitórias na competição nacional

A tarde deste sábado (08) foi de comemoração dupla para o R10 Score Vasco da Gama. Primeiramente, porque venceu o São Paulo, por 88 a 78 no NBB 2024/25. Além disso, viu seu principal jogador, o ala Marquinhos, de 40 anos, ultrapassar a marca dos 9000 pontos na história do campeonato nacional. Assim, o atleta tornou-se o segundo a alcançar a marca, atrás de Shamell. Com o triunfo, o Cruzmaltino chega a 15 na competição, mantém-se entre os oito primeiros e se aproxima de garantir vaga nos playoffs. Por outro lado, o Tricolor acumula a nona derrota em dez partidas do segundo turno e fica na 13ª colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Faltava dois pontos para Marquinhos atingir os 9000 pontos em 16 temporadas que atuou no NBB. Então, com 11 segundos, o ala fez um fade-away, sua marca registrada, e chegou à contagem redonda. “Confesso que a jogada inicial foi desenhada para isso, na bola que é clássica minha. Fico feliz demais, porque sou um dos jogadores que abraçou esse campeonato, só não joguei uma edição. É o campeonato mais disputado da América do Sul, fico feliz demais com essa marca. Obrigado à Liga e à diretoria do Vasco pela linda homenagem, é um prazer enorme voltar ao Vasco, comecei minha carreira aqui”, comemorou o ala no intervalo, mas falou que não dá para chegar ao amigo Shamell, com mais de 200 de frente.

A partida

Contudo, não foi tudo o que o Marquinhos fez durante o jogo. Acertou seis pontos em seis possíveis do primeiro quarto e mais nove na parcial seguinte. Ademais, o Vasco saiu atrás e virou ainda na primeira parcial, vencendo por 23 a 15. O São Paulo, por sua vez, ensaiou reação, empatando por duas vezes antes do intervalo. Os donos da casa sustentaram a pressão e foram para o vestiário com dez pontos de vantagem, no 41 a 31.

Depois, Marquinhos anotou mais quatro pontos, chegando a 19 em três quartos de duelo. E o Vasco dominou completamente as ações contra um São Paulo, que atuou com três desfalques do quinteto principal. Desse modo, o Cruzmaltino impôs 31 a 17 e terminou com 72 a 48, na maior vantagem até aquele momento na partida.

No entanto, o Tricolor acelerou no último quarto e chegou a encurtar a distância em sete pontos, no 77 a 70, com arremesso de dois pontos de Miguel. Sendo a tarde de Marquinhos, o ala apareceu de forma crucial para anotar mais três pontos e jogar um balde de água fria na reação, mesmo faltando dois minutos para o final. O São Paulo venceu a parcial por 30 a 16, mas não foi o suficiente para buscar o rival.

Foram os únicos três pontos de Marquinhos na parcial decisiva, mas importantes para garantir a vitória. No fim, terminou como cestinha da partida, com 22 pontos, seis rebotes e quatro assistências para uma eficiência de 28. Agora, soma 9020 pontos na história do NBB, com 527 partidas no currículo.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Basquete

Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF
Depois de perder o primeiro jogo em casa, Corinthians vence por 90 a 73 no Rio e empata o playoff contra o Flamengo pelo NBB
Em jogo emocionante e muito disputado, Pinheiros vence por 71 a 70 e empata o playoff melhor de cinco contra Franca em 1 a 1
Confronto entre destaques do país abre a temporada da liga de basquete feminino mais forte do mundo