Santiago vai receber Sul-Americano Feminino em agosto

Equipe brasileira vai buscar 28ª conquista do torneio na mesma cidade do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023

O Campeonato Sul-Americano Feminino de basquete 2024 já tem sede definida. Palco dos Jogos Pan-Americanos de 2023, Santiago vai receber o evento que acontece entre agosto e setembro deste ano. O Brasil é o atual campeão do torneio, assim como o maior vencedor com 27 conquistas.

As partidas do Sul-Americano Feminino devem acontecer no Centro de Esportes Coletivos. O Ginásio é o mesmo em que aconteceram as disputas da Ginástica Artística nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.  

Além do Brasil, o torneio vai reunir Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Chile. Assim como o título e medalhas, o Sul-Americano vai duas vagas para a AmeriCupW, a Copa América Feminina de basquete, que por sua vez, define os classificados do Continente para o Pré-Olímpico Mundial para os Jogos de 2028.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No último Sul-Americano Feminino de basquete, em 2022, o Brasil recuperou a hegemonia perdida ao derrotar a Argentina na final. Antes daquela edição, a seleção brasileira vinha de 13 conquistas consecutivas e perderam a decisão de 2018 justamente para as Hermanas. Em 36 edições do torneio, o time verde-amarelo faturou 27 medalhas de ouro, seis pratas e dois bronzes.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Basquete

Brite anota 32 pontos em vitória de Bauru por 89 a 85, eliminando o São Paulo nas quartas de final do NBB
Corinthians ganha de Ourinhos por 74 a 60 fora de casa e chega a 10 vitórias em 12 jogos na Liga de Basquete Feminino
Minas vence Vasco por 83 a 63 e elimina equipe carioca nas quartas de final do NBB. Partida marca aposentadoria de Marquinhos
Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF