Brasil é bronze no Sula sub-17 e garante vaga na AmeriCup

Seleção comandada por Demétrius Ferraciú passou pelo Chile e ficou com bronze no Sul-Americano sub-17

O Brasil derrotou o Chile por 83 a 45 nesta segunda-feira (20) e conquistou a medalha de bronze no Sul-Americano sub-17 de basquete masculino, em Valledupar, na Colômbia. É a 24ª vez que o país vai ao pódio na competição. Além da medalha, a seleção brasileira também garantiu vaga na AmeriCup sub-18, que acontecerá no ano que vem.
+ Tabela do Sul-Americano sub-17 de basquete masculino

Depois de perder na semifinal para a Venezuela, o Brasil juntou forças para a disputa pelo terceiro lugar. E não teve maiores dificuldades para superar o Chile, assim como havia acontecido na fase de grupos, quando as duas equipes se enfrentaram. O Brasil fez uma partida dominante e liderou o placar de ponta a ponta, ganhando todos os quartos.

Jonathan Moreira foi o cestinha da equipe, com 23 pontos marcados. Outro que teve atuação destacável foi Enrico Borio, que marcou 21 pontos e pegou 11 rebotes, tendo aproveitamento de 58,3% nos arremessos de quadra. Pelo lado chileno, Matias Reyes anotou 11 pontos.

Com o triunfo, o Brasil conquistou a medalha de bronze na competição. A seleção comandada por Demétrius Ferraciú teve uma campanha de quatro vitórias e uma derrota. Com o desempenho, garantiu vaga na AmeriCup sub-18, que acontecerá no ano que vem.

Esta foi a 24ª medalha do Brasil em Sul-Americanos sub-17 de basquete masculino, tendo assim nove ouros, nove pratas e seis bronzes. O país está atrás somente da Argentina no quadro histórico de medalhas. Los hermanos, que estão na final em Valledupar, têm 25 medalhas, com 14 ouros.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Basquete

Brite anota 32 pontos em vitória de Bauru por 89 a 85, eliminando o São Paulo nas quartas de final do NBB
Corinthians ganha de Ourinhos por 74 a 60 fora de casa e chega a 10 vitórias em 12 jogos na Liga de Basquete Feminino
Minas vence Vasco por 83 a 63 e elimina equipe carioca nas quartas de final do NBB. Partida marca aposentadoria de Marquinhos
Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF