Está difícil de parar o Caxias Basquete no Ginásio Vasco da Gama. Na noite desta sexta-feira (12), a equipe gaúcha venceu um equilibrado jogo contra o Botafogo, por 73 a 63, e conquistou a sexta vitória jogando em casa nesta temporada do NBB.
Com apenas duas derrotas em oito jogos, o Caxias é um dos melhores mandantes na competição. Em seu ginásio, o time do técnico Rodrigo Barbosa conquistou grandes vitórias sobre Bauru, Mogi e Vasco e também venceu Liga Sorocabana e Joinville. As derrotas foram para Pinheiros e Franca.
Vivendo sua melhor temporada, o Caxias contabilizou sua oitava vitória em 13 jogos disputados no NBB 2017/2018 e subiu da oitava para sétima posição. O próximo compromisso da equipe será na próxima terça-feira, , contra o Paulistano/Corpore, fora de casa.
Já virou rotina Cauê Borges ser o destaque do Caxias. Com mais uma grande atuação, o ala/armador marcou 21 pontos -7/12 nos arremessos de quadra – e foi o cestinha da partida. Com a marca, o jogador voltou a ocupar o posto de maior pontuador da temporada, agora com média de 17,8 por jogo.
“Nosso time encaixou e estamos jogando bem,dentro do sistema. Hoje mais uma vez o time todo funcionou muito bem e conquistamos mais uma vitória muito importante na briga por posições. Agora vamos com tudo para o jogo contra o Paulistano”, disse Cauê Borges.
“Nossa defesa foi muito importante mais uma vez. Tomamos 69n pontos no último jogo, 63 hoje e sempre que defendemos bem temos mais tranquilidade para atacar”, completou o camisa 4, que ainda é o jogador mais eficiente da temporada (20,2 por jogo).
Não foi só com seu cestinha que o Caxias garantiu a vitória e o quarteto Cauê Verzola (14 pontos), Alex (13), Marcão (11) e Cafferata (10) teve grande participação. Juntos, os quatro jogadores marcaram mais da metade dos pontos da equipe no jogo.
Do lado alvinegro, dois jogadores tiveram boas atuações. Dando sequência a seu bom momento, o armador Guga Ceccato foi o cestinha da equipe, com 13 pontos, e ainda distribuiu cinco assistências. Já o norte-americano Tatum somou 12 pontos.
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. A maior prova disso é que a liderança trocou de lado nove vezes antes de o Caxias partir para o intervalo na frente (35 a 32). A maior vantagem no placar foi do Botafogo, que abriu 7 a 0 nos minutos iniciais. Depois disso, a maior diferença foi de três pontos.
A volta dos vestiários foi decisiva para o desfecho da partida. Com grande aproveitamento ofensivo, principalmente com Cauê Borges e Marcão, que combinaram para 17 pontos, o Caxias dominou o terceiro quarto e chegou a abrir 16 pontos de frente (57 a 41).
O Botafogo reagiu e o Caxias precisou mostrar autoridade para conquistar a vitória. Ainda no terceiro quarto, os visitantes cortaram a diferença para 11 pontos e, logo no início do período final, chegaram a ter apenas seis pontos de desvantagem (59 a 53).
Para segurar a reação botafoguense, Caxias contou com vários “heróis”. Primeiro, Cauê Borges acertou bola de três pontos e colocou a diferença em nove (62 a 53). Depois, Cafferata, com quatro pontos seguidos, e Verzola e Alex, com seguidas bolas de três, trataram de deixar uma vantagem confortável para os minutos finais (72 a 59).
Na 13ª posição do NBB, com duas vitórias em 14 jogos, o Botafogo terá dois jogos no Rio de Janeiro. Na próxima segunda (15/01), a equipe receberá o Sesi Franca Basquete, no Ginásio Oscar Zelaya. Três dias depois, o confronto será contra o Flamengo, na Arena Carioca 1, mas com mando dos rubro-negros. O clássico carioca terá transmissão ao vivo pelo Twitter.
“A gente sabe a nossa falha e isso está sendo nosso ‘calcanhar de aquiles’. Mais uma vez tivemos um momento ruim no jogo e outro time abriu. Nossa defesa está entre as melhores do campeonato, mas nosso ataque deixa a desejar em alguns momentos e foi assim no terceiro quarto, em que erramos seis lances livres, por exemplo”, disse o ala Gabriel.
“Não temos muito tempo para lamentar e temos dois jogos importantes na próxima semana. Tem muito campeonato pela frente e vamos trabalhar muito para melhorar nossa situação”, completou o camisa 7 do Botafogo.