Bola contra o racismo marca a estreia do NBB

Com a mensagem de "por um mundo sem raciscmo", bola usada no NBB foi criada por estudante vencedora de concurso

“Por um mundo sem racismo”. Essa foi a mensagem que marcou a estreia da nova temporada do NBB (Novo Basquete Brasil). A bola preta que deu início à partida entre Flamengo e Minas, na última terça-feira (10), foi inspirada no desenho vencedor do concurso cultural A Bola do Jogo, promovido pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Penalty.

A criação é da estudante de Campina Grande (PB), Luana Santa Cruz, de 14 anos, e foi replicada pelo artista plástico Tom Veiga na bola que será utilizada nesta temporada.

+ Corinthians atropela Franca e estreia com pé direito no NBB

“O desenho da Luana me chamou a atenção pois é muito atual. A arte não tem o objetivo de deixar algo bonito, a arte é uma forma de expressar uma opinião, de transmitir uma mensagem, e esse tema que ela colocou na bola está muito em voga”, comentou o artista plástico.

Bola preta foi utilizada durante o duelo entre Flamengo e Minas, na estreia do NBB racismo
Bola era preta com detalhes em amarelo (Gilvan de Souza/LNB)

Após a rodada inaugural do NBB, a bola seguirá para leilão. Os lances podem ser enviados a partir do dia 17 de novembro pelo site. O valor arrecadado será destinado ao projeto Casa do Menino, que atende crianças e adolescentes da região de Campina Grande, cidade da estudante vencedora do concurso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Com a proposta de estimular esporte e criatividade, o concurso cultural convidou crianças de todo o Brasil a desenharem versões estilizadas da tradicional bola laranja. Foram mais 60 desenhos recebidos e quatro criações seguiram para a final, decidida por voto popular. Além da causa do racismo, questões relacionadas à proteção do meio ambiente e à saúde também foram temas lembrados pelos jovens na ação.

Colaboração OTD

Mais em​ Basquete

Corinthians ganha de Ourinhos por 74 a 60 fora de casa e chega a 10 vitórias em 12 jogos na Liga de Basquete Feminino
Minas vence Vasco por 83 a 63 e elimina equipe carioca nas quartas de final do NBB. Partida marca aposentadoria de Marquinhos
Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF
Depois de perder o primeiro jogo em casa, Corinthians vence por 90 a 73 no Rio e empata o playoff contra o Flamengo pelo NBB