Torneios europeus cancelados por conta da pandemia de coronavírus

A Fiba optou por encerrar a Copa da Europa Masculina, Euroliga Feminina e a Eurocopa Feminina; eliminatórias para o campeonato continental estão mantidas

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) emitiu uma nota oficial nessa terça-feira (16) que cancela três importantes competições europeias da temporada 2019/2020: a EuropeCup (Copa da Europa Masculina), a EuroLeague Women (Euroliga Feminina) e a EuroCup Women (Eurocopa Feminina). As disputas já haviam sido suspensas em 13 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Todos os torneios terminaram sem que houvesse um campeão.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“A temporada 2019/2020 na FIBA Europe Cup, EuroLeague Women e EuroCup Women não serão retomadas e não haverá campeões. Todos os clubes que estavam na fase de quartas de final no momento em que a competição foi suspensa receberão pontos no ranking por chegarem às quartas de final conforme o Regulamento,” declarou a entidade. 

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) cancelou três importantes torneios europeus por conta da pandemia: a EuropeCup, a EuroLeague e a EuroCup Women
O Dínamo Sassari, da Itália, venceu a edição 2018/19 da EuropeCup (Instagram/fibaeuropecup)

Foco em 2020/21

As atenções da FIBA agora se voltam para a próxima temporada, prevista para começar entre setembro e outubro, com ou sem a presença do público, sempre respeitando as leis de cada país para combater a pandemia.

Caso não seja possível iniciar um torneio em setembro e outubro, ele será automaticamente transferido para o janeiro de 2021, com um formato de competição reduzido.

A FIBA também deixa claro que caso alguma competição comece no período previsto e precise ser interrompida devido ao agravamento da pandemia de coronavírus, a pontuação das partidas já disputadas será mantida, mas o restante do torneio também ocorrerá em formato reduzido.

EuroBasket 2021

Diferentemente do que aconteceu com a EuropeCup, EuroLeague Women e EuroCup, as eliminatórias para a EuroBasket 2021 (os campeonatos europeus masculino e feminino), tiveram as janelas de partidas mantidas para novembro deste ano e fevereiro de 2020. Assim como o jogos, a liberação da presença de torcedor deverá respeitar as regras de segurança sanitária local.

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) cancelou três importantes torneios europeus por conta da pandemia: a EuropeCup, a EuroLeague e a EuroCup Women
Das últimas cinco edições do EuroBasket, a Espanha venceu três (Instagram/FIBA)

No torneio feminino, caso as partidas agendadas para novembro não possam ocorrer por causa de uma nova onda da pandemia de covid-19, elas serão transferidas para a janela do mês de fevereiro e serão disputadas paralelamente àquelas marcadas para o período. A Women’s EuroBasket está confirmada para acontecer entre 17 e 27 de junho, do ano que vem.

Já entre os homens, em caso da não-realização de jogos por conta da pandemia, também haverá transferência das partidas de novembro deste ano para fevereiro de 2021, porém os confrontos programados para fevereiro ocorrerão em outra data a ser definida pela FIBA em julho, após o final do torneio olímpico de qualificação e os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A EuroBasket ocorrerá em 2022, de 1° a 18 de setembro. A competição estava prevista para ser disputada com um ano de antecedência, mas em virtude do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, teve de ser remarcada.

Colaboração OTD

Mais em​ Basquete

Após virada rubro-negra no jogo 3, o treinador do Mengão indicou qual estratégia repetir para vencer a próxima partida
Cerrado ganha do Sampaio Basquete por 85 a 84 e quebra sequência positiva do líder da Liga de Basquete Feminino (LBF)
Georginho anota um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes e comanda o Franca à vitória sobre o Pinheiros no Jogo 3 das quartas de final do NBB
Flamengo cresce no último quarto, vira sobre o Corinthians e abre 2 a 1 na série de quartas de final do NBB 2024/2025