CBB confirma Cesar Guidetti como interino para Copa América

A Confederação Brasileira de Basquete confirmou na manhã desta quinta-feira que César Guidetti, do Pinheiros, será o técnico interino da Seleção masculina para a disputa da Copa América.  Bruno Savignani, do UniCEUB/BERB/Brasília, e Felipe Santana, da SE Palmeiras, serão os assistentes. No comunicado, a CBB diz que a meta é “manter estes treinadores para sequência dos trabalhos dos selecionados nacionais (base e adulto), agregados a outros nomes que chegarão para compor o grupo de técnicos do naipe masculino”.

“Estamos diante de uma grande oportunidade para realizarmos um trabalho de renovação digno do basquete brasileiro. A expectativa é que a Seleção Brasileira jogue com muita intensidade sem perder a organização e sempre deixando tudo de melhor que temos na quadra”, relatou Guidetti, de 47 anos (24 de janeiro de 1970), que é nascido em São Bernardo do Campo (SP) e comandou o EC Pinheiros nas últimas temporadas.

É com este espírito e objetivo que, com uma comissão técnica pontual, que a CBB dá o primeiro passo neste caminho, convocando uma seleção de novos para a participação na Copa América. “O projeto contempla várias etapas, que permitirão a nova geração de jogadores ganhar experiência internacional, trabalhar lado a lado com o mais experientes em determinados torneios, eventos e se preparar adequadamente para a Copa do Mundo (FIBA World Cup de 2019), a primeira etapa do ciclo olímpico e, que será fechado com os Jogos Olímpicos de 2020”, finalizou o presidente Guy Peixoto Jr.

Este é o início do projeto referente ao ciclo olímpico 2017/2020, com um marco importantíssimo no caminho, que é a Copa do Mundo – 2019. “Este é um momento de renovação e construção para que uma nova geração possa começar a se preparar para substituir a atual, que possui grandes jogadores, com valor internacionalmente reconhecido”, comentou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

Com as mudanças no formato das eliminatórias para Copa, haverá a oportunidade de dar a essa nova geração, espaço para ganhar experiência internacional em competições, como a Copa América (FIBA AmeriCup – 2017) e ‘Campeonato Sul-americano – 2018’, além dos torneios amistosos a serem disputados até 2019. “A esta nova comissão técnica e aos novos valores se juntarão profissionais experientes e atletas já tarimbados para a participação nas ‘janelas’ de jogos das eliminatórias, que começam em novembro deste ano e seguem até fevereiro de 2019, com o objetivo de obter a desejada classificação à Copa do Mundo da China”, acrescentou Guy.

Os demais integrantes desta comissão técnica são estes: Bruno Nicolaci Costa (preparador físico), Carlos Vicente Andreoli, Fabrício Naves e Rafael Jorge (médicos), Felipe Tadiello, Gabriel Peixoto e Bruno de Lima (fisioterapeutas), Paulo Henrique Silva (massagista), Fabricio Freire Rocha (analista de desempenho), Vinicius Alvarez (coordenador do departamento masculino) e Renato Lamas (gerente do departamento masculino).

Copa América

O primeiro desafio de Cesar Guidetti na seleção será a disputa da Copa América, a partir do próximo dia 25. A equipe está no Grupo A, com Colômbia, México e Porto Rico, e disputará a primeira fase em Medellín.

Guidetti substituirá o argentino Rubén Magnano. Ele estava na seleção desde 2010 e foi dispensado após o resultado ruim nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Júlia Belas
Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary’s University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em​ Basquete

Brite anota 32 pontos em vitória de Bauru por 89 a 85, eliminando o São Paulo nas quartas de final do NBB
Corinthians ganha de Ourinhos por 74 a 60 fora de casa e chega a 10 vitórias em 12 jogos na Liga de Basquete Feminino
Minas vence Vasco por 83 a 63 e elimina equipe carioca nas quartas de final do NBB. Partida marca aposentadoria de Marquinhos
Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF