Seleção feminina estreia domingo na Copa América de Porto Rico

Na fase de grupos, seleção feminina campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima encara Argentina, Paraguai, Colômbia e Estados Unidos

A seleção brasileira começa no domingo (22), contra a Colômbia, sua participação na Copa América de basquete feminino. O time campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima concluiu no sábado (14) a etapa de treinamentos no Brasil visando a participação no torneio que será realizado em San Juan, capital de Porto Rico.

“Fizemos uma excelente etapa de treinamento, que contribuiu muito para este processo de evolução. Pudemos ver algumas jogadoras diferentes da etapa anterior e, assim, irmos agregando novas atletas neste processo. Além de aprimorarmos os conceitos (físico, técnico-tático) já trabalhados para os Jogos Pan-Americanos”, relatou o técnico da seleção de basquete feminino José Neto.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O Brasil está no Grupo B e pega as colombianas às 18h30 (Brasília) no Coliseu Roberto Clemente. Na sequência pega a Argentina na segunda (23), Paraguai na quarta (25) e fecha sua participação nesta etapa na quinta (26) contra os Estados Unidos. O Grupo A estão República Dominicana, Cuba, Canadá, México e Porto Rico.

Na fase inicial as equipes jogam entre si, dentro de suas respectivas chaves, em turno único, e as duas melhores nações de cada uma delas avançam à semifinal. Lá o cruzamento será do primeiro colocado de uma chave com o segundo de outra. Os vencedores fazem a final.

Os oito primeiros colocados da Copa América garantem vaga no Torneio Pré-olímpico das Américas, que ocorrerá em novembro.

A seleção brasileira disputa a Copa América de basquete feminino com Alana Gonçalo da Silva (armadora), Clarissa Cristina dos Santos (ala/pivô), Damiris Dantas do Amaral, Débora Fernandes da Costa (armadora), Erika Cristina de Souza (pivô), Isabela Ramona Lyra Macedo (escolta), Mariana Moura Queiroz Dias, Nádia Gomes Colhado (pivô), Patrícia Teixeira Ribeiro (escolta), Raphaella Monteiro da Silva (lateral), Tainá Mayara da Paixão (escolta) e Tatiane Pacheco Nascimento (lateral).

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Basquete

Corinthians recebe o Flamengo precisando vencer para se manter vivo na série e forçar jogo 5
Após virada rubro-negra no jogo 3, o treinador do Mengão indicou qual estratégia repetir para vencer a próxima partida
Cerrado ganha do Sampaio Basquete por 85 a 84 e quebra sequência positiva do líder da Liga de Basquete Feminino (LBF)
Georginho anota um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes e comanda o Franca à vitória sobre o Pinheiros no Jogo 3 das quartas de final do NBB