Seleções brasileiras avançam na Americup 3×3

Equipes masculina e feminina do Brasil ficam em primeiro lugar na fase de grupos da Americup de basquete 3x3 em Porto Rico

Começou, nesta sexta-feira (1), mais uma edição da Americup de basquete 3×3 em San Juan, Porto Rico. O primeiro dia da competição foi dedicado à fase de grupos do torneio, com as seleções masculina e feminina do Brasil entrando em quadra. As duas equipes brasileiras conseguiram avançar às quartas de final da competição que acontecem no domingo (3).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A seleção feminina do Brasil, com Kawwani Firmino, Luana Batista, Rapha Monteiro e Vitória Marcelino, começou sua campanha na Americup 3×3 enfrentando a Colômbia. As brasileiras abriram 6-1 nos minutos iniciais da partida, mas as colombianas conseguiram encostar no placar, fazendo a diferença cair para apenas um ponto. Porém, logo o Brasil voltou a dominar o confronto para garantir a vitória por 19 a 13.
+ Seleção feminina vai à final do Sul-Americano Sub-17 de basquete
+ Brasil goleia Cazaquistão e avança de fase no Mundial de handebol feminino
+ Felipe Gustavo sobre Super Crown no Ibirapuera: “vai ser histórico”
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Em seguida, as brasileiras fizeram um jogo muito duro contra o Canadá. As equipes ficaram o tempo todo próximas no placar e chegaram nos segundos finais empatadas em 13 a 13. O Brasil cometeu uma falta faltando meio segundo e o Canadá foi então para a linha do lance livre. Mas a canadense errou a cobrança e o jogo foi para a prorrogação. No tempo extra, o Brasil anotou mais dois pontos para vencer a partida por 15 a 14.

Masculino

Na competição masculina da Americup 3×3, o Brasil conta com William Weihermann, Léo Branquinho, Jefferson Socas e Jonatas Melo. No primeiro jogo, os brasileiros venceram a equipe do México. O jogo começou com o placar apertado, mas com os mexicanos tendo que cometer muitas faltas para conter o ataque brasileiro. Na segunda metade da partida, o Brasil disparou no placar, assegurando a vitória por 21 a 10.

Pouco tempo depois, o Brasil encarou o Chile, que havia perdido anteriormente para o México. Após um empate em 6 a 6 no início do jogo, os brasileiros tiveram um pequeno apagão no jogo e deixaram o Chile fazer cinco pontos seguidos. Os chilenos continuaram com a vantagem no placar até o final, vencendo o jogo por 16 a 11. Com o empate triplo na chave, com uma vitória para cada time, a classificação foi para os critérios de desempate, com o Brasil ficando em primeiro lugar na chave e o México na segunda colocação, superando o Chile por apenas um ponto.

Playoffs

Metade dos duelos das quartas de final da Americup 3×3 já estão definidos. No feminino, o Brasil enfrenta a Jamaica, enquanto o Canadá irá jogar contra Porto Rico. Já no masculino, o Brasil terá o Canadá pela frente e o México enfrentará o Uruguai. Os outros duelos serão definidos neste sábado (2), com os jogos dos grupos A e C da competição.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Basquete 3 x 3

Cidade mineira é a casa da primeira das quatros etapas que definirão as quatro equipes com vaga no Challenger em Brasília
A etapa de Brasília do Challenger FIBA 3x3 de basquete masculino acontecerá entre os dias 12 a 14 de setembro
Seleção brasileira feminina derrota Porto Rico por 17 a 16 e fica com o terceiro lugar na AmeriCup de basquete 3x3
Apesar das duas seleções terem se classificado para as quartas de final da AmeriCup de basquete 3x3, apenas a feminina avançou invicta