Nada de eventos até agosto e Pré-Olímpicos adiados para 2021

Pandemia do novo coronavírus segue provocando ajustes no calendário da modalidade, que terá definição para Tóquio só em 2021

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) divulgou as atualizações sobre o calendário do basquete 3×3 em meio à pandemia. Ficou definido que nenhum evento da modalidade será realizado até agosto e que os Torneios Pré-Olímpicos serão realizados 2021, ainda sem data definida.

Os Pré-Olímpicos Mundias de basquete 3×3, anteriormente marcados para março de 2020, na Índia, com a participação do Brasil no masculino, irão garantir três vagas em cada gênero para Tóquio 2020.

Além desses dois torneios principais, dois Pré-Olímpicos Universais, com equipes que não estiveram nas duas últimas edições olímpicas do basquete de quadra, também serão realizados em 2021 e distribuirão uma vaga para cada naipe.

Caminhada olímpica

O basquete 3×3 do Brasil ainda está na briga por uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020, pelo menos no masculino. A seleção feminina jã não possui chance alguma, muito por causa do ranking da FIBA.

Pré-Olímpicos de basquete 3x3 vão para 2021 por causa da pandemia
Basquete 3×3 em ação nos Jogos Mundiais de Praia 2019 (Divulgação/AWBG)

Já o masculino terá que participar do Pré-Olímpico Mundial, que dará três vagas para Tóquio 2020, mas que está sem data por causa da pandemia.

O Brasil entrou no Grupo A do Pré-Olímpico, que tem Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca. As outras chaves têm: B (Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia), C (Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana), D (Holanda, Letônia, Canadá, Croácia e Índia).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

As equipes jogam entre si na primeira fase, com duas seleções por grupo se classificando para a fase seguinte, que já é eliminatória. Apenas as três primeiras garantem um lugar em Tóquio 2020. Essa é a última oportunidade para o Brasil disputar os Jogos Olímpicos na estreia da modalidade.

Nada até agosto

Mesmo com os cancelamentos e adiamentos na corrida para Tóquio 2020, a FIBA garante que outros eventos de basquete 3×3 ainda podem ser realizados após agosto de 2020. Tudo vai depender da situação da pandemia.

Os eventos de 3×3 cancelados são:

  • 4 etapas do World Tour 3×3 (Prague, Lausanne, Los Angeles, Nanjing)
  • Liga das Nações 3×3 Sub-23
  • Qualificatórias de vários Copas por zona
  • Copas FIBA Sub-17 de várias regiões
João Fraga

Mais em​ Basquete 3 x 3

Cidade mineira é a casa da primeira das quatros etapas que definirão as quatro equipes com vaga no Challenger em Brasília
A etapa de Brasília do Challenger FIBA 3x3 de basquete masculino acontecerá entre os dias 12 a 14 de setembro
Seleção brasileira feminina derrota Porto Rico por 17 a 16 e fica com o terceiro lugar na AmeriCup de basquete 3x3
Apesar das duas seleções terem se classificado para as quartas de final da AmeriCup de basquete 3x3, apenas a feminina avançou invicta