Ygor Coelho perde final de virada, mas Brasil leva dois ouros no badminton. Veja vídeo!

Principal atleta do Brasil, Ygor Coelho perdeu a final da Brazil International Badminton Cup, que foi disputada no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, para Niluka Karunaratne, do Sri Lanka, de virada. Apesar da derrota dele, o país levou duas medalhas de ouro nos torneios de duplas femininas e mistas. Veja como foram os jogos de domingo em transmissão feita pela Confederação Brasileira de badminton.

Ygor Coelho fez uma grande campanha do torneio de simples. Passou na estreia pelo italiano Lukas Osele por 21/14 e 21/10. Na segunda rodada, pegou o eslovaco Mila Dratva, que se machucou e só não desistiu do jogo para não levar punição da Confederação e os placares foram de 21/2 e 21/0. Nas quartas-de-final, não foi fácil passar pelo mexicano Luis Ramon Garrido. Foram necessários três sets para que a vitória saíssem por 21/18, 18/21 e 21/19.

Na semifinal, Ygor Coelho reencontrou o canadense Jason Anthony Ho-Shue, adversário que o derrotou na final do Pan-Americano por equipes e responsável também pela eliminação do israelense Misha Zilberman, cabeça-de-chave número 1 da Brazil International Badminton Cup. Apesar da qualidade do rival, o brasileiro deu o troco pelo revés sofrido no começo do ano e venceu por 21/17 e 21/7.

O resultado da semifinal deixou Ygor Coelho muito confiante para a final. 80o. colocado no ranking mundial, o brasileiro encarou um adversário melhor colocado, Niluka Karunaratne, do Sri Lanka, 71o. do mundo, mas mesmo assim fez um primeiro set perfeito e venceu por 21/9. A facilidade na primeira parcial deu a falsa impressão de que a vitória poderia vir com tranquilidade porque o adversário reagiu e venceu os outros dois por 21/14 e 21/18.

“No primeiro set, eu consegui dominar bem ele, consegui fazer todos os meus golpes, tudo encaixou. Mas no segundo set, ele voltou mais atento, não consegui administrar o começo do jogo e ele abriu uns quatro pontos de vantagem. Tentei correr atrás, mas ele continuou fazendo pontos. E no terceiro set, foi bem disputado, ele abriu três pontos de vantagem, mas eu consegui empatar 16 a 16 e não consegui no final alcançar. Ele manteve a vantagem, então ele mereceu ganhar o jogo”, analisou o brasileiro, que volta nesta segunda-feira para a França para se preparar com Peter Gade, grande ídolo da modalidade, para seu próximo compromisso, que será o Challenger de Varsóvia, na Polônia, entre 23 e 26 de março.

Apesar da derrota de Ygor Coelho, o país encerrou a Brazil International Badminton Cup com duas medalhas de ouro. Na final do torneio de duplas mistas, Hugo Arthuso e Fabiana Silva derrotaram Jonathan Persson, da Alemanha, e Kate Fu Kune, das Ilhas Maurício, por 21/11 e 21/19.

Na chave feminina de duplas, a final foi entre duas parceiras brasileiras. Jaqueline e Samia Lima bateram, de virada, Thalita Corrêa e Paloma Silva por 14/21, 21/19 e 21/15 para ficar com a medalha de ouro.

Na chave de simples feminina, Fabiana Silva não teve a menor chance contra a japonesa Haruko Suzuki, que venceu em sets diretos com parciais bem tranquilas: 21/9 e 21/6.

Na única final da Brazil International Badminton Cup em que não houve presença de atletas do país, Evgenij Dremin e Denis Grachev, da Rússia, venceram Adam Mendrek, da República Tcheca, e Jonathan Persson, da Alemanha, por 21/17 e 21/16.

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Badminton

A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)