Juliana Viana vence melhor ranqueada e está na final do Pan

Além de Juliana Viana, finalista da individual feminina, o Brasil colocou na decisão de duplas masculinas do Pan-Americano a parceria formada por Fabricio Farias e Davi Silva

O Brasil entrou em quadra nesta sexta-feira (11) para disputar quatro semifinais no Campeonato Pan-Americano de Badminton 2025, em Lima, no Peru, e garantiu duas finais. Na simples feminina, Juliana Viana derrotou a canadense Michelle Li, cabeça de chave número 1 da competição. Já nas duplas masculinas, Fabrício Farias e Davi Silva venceram Kevin Lee e Ty Lindeman, também do Canadá. Por fim, Jaqueline Lima garantiu dois bronzes nas companhias de Sâmia Lima, na parceria feminina, e Fabrício Farias, na mista.

Finalista em aprendizado

Juliana Viana conquistou um resultado bastante expressivo para o badminton brasileiro. Com jogo consistente, a atleta se classificou para a decisão com resultado positivo diante da canadense Michelle Li, 20ª colocada do Ranking Mundial da Federação Mundial de Badminton (BWF). E a vitória acontece de virada, por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 23/21 e 21/19. Cabeça de chave número 4 do Pan-Americano, a jogadora do Brasil duela na briga pelo ouro contra Wen Zhang, também do Canadá, neste sábado (12), às 13h40 (horário de Brasília).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Estou feliz. Eu tive afastada por um mês das quadras por um problema no quadril e só voltei a treinar um pouco antes do Pan-Americano. Antes eu participei de uma competição nacional para tentar chegar em Lima da melhor forma possível e conseguir a vitória. Perdi o primeiro set, mas no segundo busquei o jogo.Foi um jogo bem disputado contra o Michelle Li, que já joguei ano passado no Challenge do Canadá. E foi um jogo mais de aprendizado também, pois é sempre bom jogar com atletas top de nível”, analisou Juliana Viana.

Na briga pelo ouro

Juliana Viana não é a única representante do Brasil na final do Pan-Americano. Fabrício Farias e Davi Silva também confirmaram vaga na disputa pela medalha de ouro com placar favorável contra os canadenses Kevin Lee e Ty Lindeman, por 2 games a 1, parciais de 19/21, 21/17 e 21/11. O confronto que vale o lugar mais alto do pódio da competição continental acontecerá neste sábado. Os adversários deles serão os estadunidenses Zhi Chen e Presley Smith e o duelo começa por volta das 14h30.

“Analisando o torneio em si, estou feliz com a minha entrega. Consegui chegar à semifinal em dupla mista, mas acabei perdendo. Foi no detalhe. Mas, estou contente também por ter conseguido chegar à final de dupla masculina. Jogamos contra pessoas que a gente perdia há um bom tempo e, nesse torneio importante, a gente conseguiu ganhar deles e somar alguns pontos que contam para o Mundial”, disse. “Vou jogar a final e as minhas expectativas estão lá em cima. Espero fazer um bom trabalho para conseguir a vitória”, completou Fabrício Farias.

Fabrício Farias terá Davi Silva ao seu lado em busca do objetivo de ser campeão. “Acredito que está sendo muito boa a participação aqui no Pan. Acabamos batendo na trave na mista, mas na dupla masculina conseguimos ir adiante. A expectativa para a decisão é das melhores. Já são adversários que conhecemos bastante, pois já os enfrentamos em torneios internacionais. E acredito que a gente possa jogar bem e conquistar essa medalha de ouro”, destacou Davi Silva.

Duplo bronze

No confronto das duplas mistas e femininas, o Brasil acabou superado nos dois confrontos na fase semifinal do Pan. E Jaqueline Lima esteve em quadra em ambos e garantiu a medalha de bronze em dose dupla. No duelo misto, ela esteve ao lado de Fabrício Farias e os dois sofreram revés contra os canadenses Jonathan Lai e Crystal Lai, por 2 games a 1, sets de 21/17, 15/21 e 21/19. Já na parceria feminina, a atleta se juntou à Sâmia Lima e as duas não resistiram ao bom desempenho de Jackie Dent e Crystal Lai, igualmente do Canadá: 21/10 21/8.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Decisões neste sábado:

  • 13h40 – Juliana Viana x Wen Yu Zhang (CAN)
  • 14h30 – Fabrício Farias/Davi Silva x Zhi Chen/Presley Smith (EUA)

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Badminton

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)
Dupla brasileira fez campanha quase perfeita no Internacional de badminton e faturou a prata após derrota para japoneses
Medalhista de Paris vence antigo algoz pela segunda vez consecutiva e se consagra campeão de maneira invicta