Começou nesta quarta-feira (9) e vai até sábado (12) o Campeonato Pan-Americano Individual de Badminton, em Lima, no Peru. O Brasil participa do evento com 14 atletas e o primeiro dia foi positivo. Representantes do país nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Ygor Coelho e Juliana Viana ganharam na estreia a avançaram para às oitavas de final da chave de simples. Donnians Oliveira e Jeisiane Alves também venceram e se classificaram. Nas duplas mistas, Davi Silva e Sania Lima estão entre os 16 melhores, assim como Fabrício Farias e Jaqueline Lima.
- CBV anuncia a lista de inscritos por Bernardinho na VNL masculina
- Pedro e Renato buscam ‘melhorar’ atuação na Etapa de Aracaju
- Campeão em Dubai, Vitor Tavares atropela na estreia no Bahrein
- Brasil dá show e leva 4 ouros no Mundial de judô paralímpico
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
Simples masculino
Campeão do Pan-Americano Individual de Badminton em 2017 e 2018, além de medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019, Ygor Coelho teve dificuldades para superar o peruano Sharum Durand. O atleta da casa venceu o primeiro set, mas o brasileiro reagiu e ganhou o segundo. No terceiro, o jogador do Brasil superou o adversário com autoridade. A vitória aconteceu por 2 sets a 1, parciais de 24/26, 21/16 e 21/10. Nas oitavas, Ygor Coelho enfrenta o salvadorenho Javier Alas, nesta quinta-feira (10), com horário a ser definido.
Irmão de Ygor Coelho, Donnians Oliveira também estreou com vitória. Ele levou a melhor por 2 sets a 0 diante do estadunidense Enrico Asunción, games de 21/11 e 21/16. O próximo desafio dele na competição será contra o mexicano Nestor Gómez, igualmente na quinta e ainda sem definição de horário. Ainda na chave de simples masculina, o atual número 1 do Brasil e campeão da II Etapa do Circuito Nacional, que aconteceu em São Paulo, na semana passada, Jonathan Matias foi surpreendido.
Favorito diante de Garret Tan, dos Estados Unidos, Jonathan Matias venceu bem o primeiro set e teve chances de fechar o jogo no segundo, no entanto, acabou sendo superado em disputa bastante acirrada. No game de desempate, o atleta estadunidense foi superior e ganhou, de virada, por 2 a 1, parciais de 14/21, 27/25 e 21/17. Deivid Silva também se despediu do Pan-Americano de Badminton após revés contra o experiente mexicano Job Castillo, igualmente com reviravolta, séries de 12/21, 21/14 e 21/17.
Simples feminino e duplas mistas
Na chave de simples feminino, Juliana Viana não teve problemas para bater a mexicana Cecília Madera, por 2 sets a 0 (21/7 e 21/8). Na segunda rodada, a brasileira, natural do Piauí, encara a canadense Chloe Hoang. Outra atleta do país no torneio é Jeisiane Alves, que estreou contra a peruana Namie Miyahira. A jogadora, nascida em Campinas, iniciou em vantagem, cedeu o empate, mas levou a melhor no game derradeiro, fechando com parciais de 21/14, 19/21 e 26/24. Ela encara agora a canadense Rachel Chan.
Nas duplas mistas, o Brasil conta com parcerias experientes. Medalhistas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, Davi Silva e Sania Lima venceram os estadunidenses Arthur Lee e Katelin Ngo, por 2 a 0, sets de 21/15 e 21/13. Terceiros colocados no Pan-Americano de 2024, Fabrício Farias e Jaqueline Lima derrotaram os peruanos Guillermo Maldonado e Naomi Vasquez, igualmente em games diretos, parciais de 21/18 e 21/16.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Nas oitavas, Davi Silva e Sania Lima enfrentam os mexicanos Luis Armando Navarro e Miriam Perez, enquanto Fabrício Farias e Jaqueline Lima duelam com os canadenses Timothy Lock e Chloe Hoang. As outras duas duplas brasileiras, entretanto, se despediram do Pan-Americano. Matheus Voigt e Tamires Santos foram superados por José Guevara e Fernanda Munar, do Peru, em sets diretos por 21/19 e 21/16. Já Deivid Silva e Samia Lima deram adeus contra os canadenses Jonathan Lai e Crystal Lai por 21/11 e 24/22.
Estreias nesta quinta
A competição de duplas tanto no naipe masculino como no feminino começa nesta quinta. Juliana Viana e Sania Lima, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, estreiam contra as canadenses Jaqueline Cheung e Catherine Choi. Será um confronto difícil, já que as adversárias entram no torneio como cabeças de chave número 2.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Jaqueline Lima e Sâmia Lima estão garantidas, pelo menos, nas quartas de final. É que a dupla que as enfrentaria, formada por Alissa Acosta e Daniela Acosta, desistiram do torneio e as brasileiras vencerão por WO. Entre os homens, Fabrício Farias e Davi Silva encaram na estreia os venezuelanos Gustavo Ledezma e Fabrício Tovar. Já Izak Batalha e Matheus Voigt terão pela frente os estadunidenses Zhi Yi Chen e Presley Smith.