Siga o OTD

Badminton

 

Juliana Viana é a campeã da Etapa de São Paulo do Nacional



Além de Juliana Viana, Jonathan Matias também confirmou favoritismo na simples masculina. E, com dois títulos, Fabrício Farias e Jaqueline Lima se destacaram nas duplas



Juliana Viana Etapa São Paulo do Nacional
Juliana Viana conquistou o título da Etapa de São Paulo do Nacional de Badminton (Foto: Eduardo Zindeski/Fotop)

Juliana Viana e Jonathan Matias se consagraram campeões da chave individual da II Etapa do Circuito Nacional de Badminton. Quinto e último dia do evento, a sexta-feira (4) foi marcada pela celebração de todos os medalhistas de ouro da categoria adulta e das divisões de base. Entre os profissionais, Fabrício Farias e Jaqueline Lima se destacaram nas duplas com dois títulos, já que conquistaram o título nas parcerias mistas e em seus naipes. Ele ganhou a masculina ao lado de Davi Silva. Já ela comemorou o topo do pódio junto com Sâmia Lima.

Imposição de Juliana Viana

Atleta do Brasil com melhor Ranking da Federação Mundial de Badminton (BWF), Juliana Viana enfrentou Jeisiane Alves na II Etapa do Nacional de Badminton, evento que aconteceu em São Paulo, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Com boa atuação, a representante feminina do país nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 conquistou a vitória diante de sua companheira de Seleção Brasileira por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/7. A jogadora do Paulistano é a líder do Ranking Nacional (RN) e ocupa a 72ª colocação no mundo.

“A Jeisi é uma adversária que conheço muito bem, assim como ela me conhece muito bem também. Então, acho que o que contou foi o detalhe. Eu consegui imprimir um ritmo bom no jogo e saí com a vitória. É sempre especial poder honrar a camisa do Paulistano, ajudar o clube no quadro de medalhas da melhor forma possível, melhor ainda se for com o ouro. Estou feliz pelo campeonato que fiz, tanto na mista, que não é uma modalidade que treino, quanto na individual, e por tudo que conquistei e vivenciei nesses dias aqui no CPB”, disse Juliana Viana.

Responsável pela primeira vitória de uma mulher brasileira em Jogos Olímpicos, Juliana Viana sentiu uma lesão na região da lombar em fevereiro, na disputa do Pan-Americano por Equipes, e tem retornado aos poucos. “Estou 100% da lesão que tive. Fiz um trabalho muito bom com o fisioterapeuta e o Dr. André (Andrade) vem me ajudando bastante na Seleção. Estou cansada da semana, pois o campeonato começou segunda e é cansativo estar no ginásio competindo, mas é um sentimento gostoso. Saio daqui com vitória e ajudando o clube”, finalizou.

Constância de Jonathan Matias

Antes de Juliana Viana, Jonathan Matias entrou em quadra na abertura do último dia de competições e levou a melhor na final contra Donnians Oliveira. Líder do RN e o primeiro brasileiro no ranqueamento da BWF, em 107º lugar, o campeão conquistou o título vencendo por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/13.”Acho que eu estava mais constante que o Donnians. Fui melhor no estilo de jogo e na tática”, afirmou.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

“Acredito que explorei os lugares e caminhos certos para poder trazer essa vitória e esse título para casa. É muito gratificante ser o vencedor do Nacional, logo que eu que não tenho muitas medalhas no Circuito no adulto, então acho que essa é minha terceira ou quarta medalha de campeão. Estou bem feliz e vou celebrar bastante com a família essa medalha. É um alivio poder conquistar esse ouro”, completou Jonathan Matias.

Dobradinha nas duplas

A primeira definição na chave de duplas da II Etapa do Nacional de Badminton foi entre os homens. Fabrício Farias e Davi ganharam de Isak Batalha e Matheus Voigt por 2 games a 0, sets de 25/23 e 21/15. Em seguida, na disputa feminina, Jaqueline Lima e Sâmia Lima venceram Karen Santos Souza e Maria Fernanda Santos, igualmente em parciais diretas: 21/9 e 21/11. Por fim, no desfecho da sexta-feira, Fabrício Farias e Jaqueline Lima triunfaram nas parcerias mistas contra Matheus Voigt e Tamires Santos (21/17, 20/22 e 21/9).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Foi uma partida bem complicada. Jogamos muito uns contra os outros, eles conheciam nosso jogo, assim como nós conhecíamos o deles. Então, a questão foi a experiência no final do jogo. Eles também são bastante experientes, mas o que conquistou foi a nossa mentalidade, de respirar cada ponto, de ter paciência e uma estratégia, que falei para o Davi no final do primeiro set, foi primordial. Fazia um tempo que não jogava o Nacional por conta das competições internacionais, então estou bastante feliz com a vitória”, analisou Fabrício Farias.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia Jornalista esportivo desde 1997 com experiência em coberturas de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, Mundiais, Jogos Pan-Americanos e muito mais. Teve passagens por ESPN, Portal Terra, TV Gazeta, Gazeta Esportiva, Agora São Paulo e Agência Estado

Mais em Badminton