Vitor Tavares testa participação no badminton convencional

Medalhista de bronze em Paris-2024 nos Jogos Paralímpicos, Vitor Tavares ganhou na estreia da classe SH6 (baixa estatura) na I Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton

A peteca foi ao ar nesta terça-feira (1/4) tanto na I Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton quanto no Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® de Badminton – II etapa do Circuito Nacional. Os dois eventos acontecem em conjunto no mesmo local, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. E o dia foi de estreia de medalhista paralímpico em dose dupla, sendo uma delas em sua especialidade. Vitor Tavares, bronze em Paris-2024, debutou com vitória pelo Grupo B da classe SH6 (baixa estatura). Ele bateu Rennê Souza em games diretos, duplo 21/4.

Vitor Tavares também se aventurou no simples masculino B da II Etapa do Nacional de Badminton e perdeu de Rodrigo Condessa, por 2 sets a 0 (21/15 e 21/17) na primeira rodada. “Foi um jogo bom e pegado. É o que espero nesse novo ciclo do paralímpico porque estou em busca de novas formas de atuar para quebrar o jogo mais rápido, conseguir impor meu ritmo sempre, mas sem perder minha característica ofensiva. É bom jogar no convencional contra atletas de alto nível, pois, com isso, consigo fazer jogos diferentes, o que é bom para quando for jogar campeonatos internacionais”, declarou Vitor Tavares.

Ainda sobre o paralímpico, os principais favoritos ganharam nas chaves de simples. Além disso, aconteceu o encontro entre Bruna Vasconcellos e Mikaela Almeida na SU5 (andantes), duas das principais atletas desta classe, finalistas das duas etapas do Nacional em 2024. Atual líder do Ranking Nacional (RN), Bruna Vasconcellos venceu por 2 a 0 (21/14 e 21/15). Já na II Etapa Nacional de Badminton, os destaques foram os primeiros confrontos da principal categoria nas chaves de duplas masculina e feminina. O dia terminou com parcerias já garantidas na fase de quartas de final.

Favoritos confirmam superioridade

O segundo dia de competições foi repleto de partidas tanto na I Etapa do Nacional de Parabadminton quanto na II Etapa do Nacional de Badminton. No paralímpico, alguns dos principais favoritos confirmaram em quadra a superioridade. Pela WH2 (cadeirantes) masculina, Júlio Godoy venceu Amauri Viana pelo Grupo A por 2 a 0, parciais de 21/8 e 21/6. Na mesma classe, mas feminina,Maria Gilda Antunes superou Elis Regina Franco, em sets diretos com games de 21/7 e 21/3, igualmente pelo Grupo A.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Já na simples masculina da SU5, João Gabriel Carbajal, líder do RN, levou a melhor diante de Manoel Roseno Lima. Pelo Grupo A, ele venceu por 2 a 0, sets de 21/4 e 21/12, e de Thiago Figueiredo (duplo 21/3). Já no B, Yuki Rodrigues não tomou conhecimento de Matheus Henrique Martins (21/1 e 21/2) e de Nilson Silva (21/10 e 21/4). Por fim, na WH1 feminina, Auricelia Evangelista ganhou de Milani Gomes pelo Grupo B, parciais de 21/19 e 21/12. Mesma situação aconteceu com Ana Gomes, que bateu Juscileia Carvalho, no A, games de 21/5 e 21/8.

Duplas femininas nas quartas de final

Os primeiros duelos da principal categoria da II Etapa do Nacional de Badminton aconteceram nesta terça. E os principais atletas da modalidade entraram em quadra nas duplas femininas e masculinas. Entre as mulheres, uma das oito parcerias classificadas precisou vencer dois jogos para se garantir nas quartas de final. Sânia Lima e Tamires Santos bateram Gabriela Low e Maria Fernanda Souza, na primeira rodada, por duplo 21/6. Em seguida, nas oitavas de final, as duas superaram Ana Beatriz Marinho e Indirah Panisset (21/4 e 21/5).

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Ainda nas oitavas, Jaqueline Lima e Sâmia Lima superaram Aléxia Vasconcellos e Monaliza Feitosa (21/3 e 21/6), Geisa Oliveira e Renata Faustino ganharam de Julia Ferreira e Victoria Dobrosinski (21/15 e 21/18), Bianca Lima e Maria Julia Nascimento bateram Evelly Gomes e Gabriele Silva (21/12 e 21/11), Maria Eduarda Oliveira e Maria Emanuelle Rocha levaram a melhor contra Isabella Noda e Nedly Porfírio (21/10 e 21/4), Karen Souza e Maria Fernanda Santos eliminaram Giovana Santos e Yara Lima (duplo 21/7), Isabella Carvalho e Rosalina Souza venceram Maria Elizabeth Ferreira e Yaying Xia (21/9 e 21/5) e Natália Stein e Rissia Mata despacharam Ana Julia Ywata e Jackeline Luz (14/21, 21/18 e 25/23).

Duplas entre as oito melhores no masculino

Entre os homens, os favoritos Isak Batalha e Matheus Voigt, cabeças de chave 1 do torneio, fizeram 2 a 0 em Pedro Mendonça Taveira e Vinicius Sugiura (21/10 e 21/15), assim como Davi Silva e Fabrício Farias, segundos melhores ranqueados do evento, que derrotaram Arthur Pomoceno e Francielton Farias (21/16 e 21/13). Ainda entre os cabeças de chave, Rafael Faria e Willian Guimarães bateram Melquisidek Lima e Nicolas Bortolazo (21/9, 19/21 e 21/19) e Caio Henrique Silva e Welton Menezes ganharam de D´Artagnan Silva e Gabriel Fonseca (21/19, 12/21 e 21/14).

Nos demais confrontos, Emilio Morais e Renzo Ávalos ganharam de Lucas Emanuel Silva e Marcelo Bosa Oliveira (21/19 e 21/11), Donnians Oliveira e Renan Melo venceram Arthur Botini e Matias Oura (21/8 e 21/14), Kauan Sttocco e Klerton Zaidan eliminaram Eduardo Pierini e Eduardo Correia (21/13 e 21/5) e João Pedro Munhoz e José Vitor Munhoz foram superiores e despacharam Augusto Franzoni e Kaynan Leite (21/12 e 21/9).

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaBadminton

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos