Brasil triunfa no masculino e em duplas femininas na Polônia

Jonathan Matias e Ygor Coelho superaram estreia e estão na lista dos 16 melhores do Aberto da Polônia. E, nas duplas femininas, Sania Lima e Juliana Viana também avançaram às oitavas de final, assim como Jaqueline Lima e Samia Lima

A chave principal do Aberto da Polônia de Badminton 2025 começou nesta sexta-feira (21). A competição está sendo disputada na Hala Sportowa Mosir, em Lodz, e dez brasileiros estiveram em ação, com vitórias e classificações nas chaves individual masculina e duplas femininas. Na disputa simples entre homens, Jonathan Matias e Ygor Coelho superaram a primeira rodada e estão na lista dos 16 melhores do torneio Já nas parcerias entre mulheres, Sania Lima e Juliana Viana avançaram às oitavas de final, assim como Jaqueline Lima e Samia Lima.

Jonathan Matias foi o responsável pela primeira vitória do Brasil no Aberto da Polônia de Badminton. Ele encarou Hai Dang Nguyen, de Hong kong, na primeira rodada e ganhou por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/19. Nas oitavas de final do individual masculino, o brasileiro enfrenta o francês Sacha Leveque, neste sábado (22), às 5h10 (horário de Brasília). Ainda no simples entre homens, Ygor Coelho também passou de fase diante do alemão Matthias Kicklitz. A vitória dele contra o jogador europeu foi por 2 games a 1 (21/15, 19/21 e 22/20). Agora, ele encara o finlandês Joakim Oldorff, no sábado, às 6h.

Duplas femininas nas oitavas

Atletas brasileiros venceram mais dois jogos além dos triunfos de Jonathan Matias e Ygor Coelho. Nas duplas femininas do Aberto da Polônia de Badminton, Sania Lima e Juliana Viana derrotaram as tchecas Sona Horinkova e Katerina Zuzakova, por 2 a 1, games de 21/14, 20/22 e 21/19. Elas seguem no Aberto da Polônia de Badminton e enfrentam nas oitavas as suecas Jéssica Silvennoinen e Sofia Strömvall, no sábado, às 8h30.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

No entanto, Sania Lima e Juliana Viana não estarão sozinhas nas oitavas do Aberto da Polônia de Badminton. Jaqueline Lima e Samia Lima também avançaram na competição. Elas bateram na estreia as austríacas Serena Au Yeong e Anna Hagspiel em sets diretos: 21/19 e 21/14. Na disputa por vaga nas quartas, as duas terão enfrentamento contra Yi-Ting Hung e Yu Wei Peng, de Taiwan, igualmente no sábado, às 10h.

Derrotas em cinco jogos

O dia não foi só de notícias positivas para o Brasil no Aberto da Polônia de Badminton. Se, por um lado, Jonathan Matias e Ygor Coelho, no individual, e Sania Lima com Juliana Viana e Jaqueline Lima junto de Samia Lima, nas duplas, se classificaram, por outro, a própria Juliana Viana, no simples, e as parcerias mistas e masculinas, se despediram da competição. A brasileira, que esteve nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, perdeu da indiana Tanvi Sharma, por 2 a 0, parciais de 21/16 e 22/20.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nas parcerias mistas, Fabrício Farias e Jaqueline Lima perderam dos sérvios Mihajlo Tomic e Andjela Vitman, em games diretos: 28/26 e 21/7. Depois, Davi Silva e Sania Lima atuaram e sofreram revés para os ingleses Rory Easton e Lizzie Tolman, de virada, sets de 14/21, 21/14 e 21/15. Por fim, nas duplas masculinas, que fecharam o dia do Aberto da Polônia de Badminton, Fabrício Farias e Davi Silva foram superados por Zach Russ, da Inglaterra, e Jeppe Soby, da Dinamarca (21/19 e 21/16), e Izak Batalha e Matheus Voigt perderam dos indianos M.R. Arjun e Vishnuvardhan Panjala: 21/11 e 21/15.

Rafael Zito

Mais em​ Badminton

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)
Dupla brasileira fez campanha quase perfeita no Internacional de badminton e faturou a prata após derrota para japoneses