Brasil cai contra EUA e disputa bronze na Copa Pan-Americana

Brasil tem disputa dura na semifinal da Copa Pan-Americana contra os EUA e cai por 3 a 1; time disputa bronze contra a Guatemala

Em rivalidade continental, o Brasil deixou tudo em quadra diante dos Estados Unidos, mas acabou com revés de 3 a 1 na semifinal da Copa Pan-Americana por Equipes de 2025, em Aguascalientes, no México. O time foi composto pela dupla masculina Fabrício Farias e Davi Silva, Jeisiane Alves jogou a simples feminina, Jonathan Matias disputou no individual masculino, enquanto Jaqueline Lima e Sania Lima competiram nas parcerias femininas. A equipe volta para a disputa de bronze ainda neste sábado (15) diante da Guatemala, não antes das 18h (horário de Brasília).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A primeira partida foi nas duplas masculinas com Fabrício Farias e Davi Silva contra Zhi Yi Chen e Preley Smith. Apesar da leve vantagem no começo do jogo pelos brasileiros, os adversários conseguiram aplicar sequência de pontos para virar o placar. Assim, mesmo atrás, os brasileiros não deixaram os americanos abrirem larga vantagem. Fabrício e Davi chegaram a empatar em 18 a 18, porém Chen e Smith conseguiram voltar a liderar e fecharam em 21 a 19. Na segunda parcial, mais equilibrada, os times se revezaram na liderança do placar por boa parte do set, mas os americanos conseguiram se sobressair no final do game, fechando jogo em 21 a 15.

Depois, foi a vez de Jeisiane Alves jogar no individual feminino contra Ella Lin. A americana forçou erros de Jeisiane e com ataques mais precisos, conseguiu vencer set com 21 a 9. O segundo game foi de bom começo da brasileira, mas a americana conseguiu entrar no jogo e virou marcador a seu favor. Jeisiane ainda conseguiu crescer no final da parcial, mas não foi o suficiente para evitar que Ella Lin conseguisse fechar game em 21 a 19,, abrindo 2 a 0 para os EUA.

Jonathan Matias soma o único ponto do Brasil

Em seguida, Jonathan Matias chegou pressionado para disputa contra Garrett Tan no individual masculino. Porém, o brasileiro mostrou confiança para liderar o placar na primeira parcial. Mesmo com Tan chegando a encostar, Jonathan não deu chances de virada e fechou game em 21 a 18. Em seguida, Jonathan manteve boa performance e aproveitou erros do adversário para fechar jogo em 21 a 14.

Jaqueline Lima e Sânia Lima enfrentaram Lauren Lam e Allison Lee. As brasileiras tiveram bom início de primeiro game, liderando boa parte da parcial. Porém, deixaram as americanas virarem no final do set, fechando em 21 a 18 com ataque rápido. O segundo set foi de maior vantagem das americanas, Jaqueline e Sânia chegaram a reagir ao final do set, mas não conseguiram evitar derrota por 21 a 16. Com o 3 a 1 nas semifinais, o Brasil revisita resultado da mesma fase de 2023, quando perdeu justamente para os estadunidenses. Desse modo, os brasileiros vão disputar o bronze.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Badminton

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)
Dupla brasileira fez campanha quase perfeita no Internacional de badminton e faturou a prata após derrota para japoneses
Medalhista de Paris vence antigo algoz pela segunda vez consecutiva e se consagra campeão de maneira invicta