Juliana Viana bate anfitriã e é campeã do Challenge do Canadá

Além do título do Juliana Viana, Fabricio Farias e Jaqueline Lima ganharam a medalha de ouro nas duplas mistas ao vencerem os compatriotas Davi Silva e Sania Lima

O badminton do Brasil conquistou dois títulos neste domingo (8) no Challenge Internacional do Canadá. No dia reservado para a disputa das finais, a primeira delas terminou com Juliana Viana campeã diante da canadense Michelle Li. Em seguida, nas duplas mistas, Fabricio Farias e Jaqueline Lima ganharam a medalha de ouro na competição ao vencerem os compatriotas Davi Silva e Sania Lima.

A decisão do individual feminino do Challenge do Canadá aconteceu entre as duas melhores ranqueadas. A anfitrião Michelle Li, número 1 do evento, encarou a brasileira Juliana Viana, a 2ª cabeça de chave da competição. Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a jogadora de 20 anos abriu vantagem, mas cedeu empate em seguida. Porém, no game de desempate, a piauiense mostrou estar em bom momento e confirmou o título. Triunfo com parciais de 21/18, 14/21 e 21/17.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Esse é o segundo título de Juliana Viana em menos de dez dias. Antes de ser a medalhista de ouro no Challenge do Canadá, a brasileira alcançou o lugar mais alto do pódio no Internacional de El Salvador de badminton. Ela foi campeã vencendo a ucraniana Yevheniia Kantemyr por 2 sets a 0, com games de 21/10 e 21/14. A jogadora nascida em Teresina, no Piauí, foi escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como a melhor atleta do badminton em 2024 e receberá o Prêmio Brasil Olímpico (PBO).

Decisão entre brasileiros

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Juliana Viana não foi a única atleta do Brasil campeã neste domingo no badminton. Na final das duplas mistas do Challenge do Canadá, os cabeças de chave número 1 Fabricio Farias e Jaqueline Lima levaram a melhor. Os dois bateram os compatriotas Davi Silva e Sania Lima na decisão. A medalha de ouro chegou com vitória em games diretos: 21/16 e 21/19. Derrotados em solo canadense, Davi Silva e Sania Lima tinham vencido o título das duplas mistas no Internacional de El Salvador no dia 30 de novembro.

Fabricio Farias e Jaqueline Lima campeões das duplas mistas (Foto: Rodrigo Navarro/BPAC Badminton)
Fabricio Farias e Jaqueline Lima campeões das duplas mistas (Foto: Rodrigo Navarro/BPAC Badminton)
Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Badminton

A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)