Brasil é campeão Sul-Americano por equipes no Sub-19

O time Sub-19 do Brasil venceu o Peru e conquistou nesta sexta-feira (6) o título do Campeonato Sul-Americano por equipes de badminton. A equipe Sub-15 disputa semifinal neste sábado (7)

O time Sub-19 do Brasil conquistou nesta sexta-feira (6) o título do Campeonato Sul-Americano por equipes de badminton, realizado em Santiago, no Chile. Após vencer Chile, Equador e Argentina no primeiro dia da competição, o elenco brasileiro entrou em quadra para enfrentar o Peru na disputa pelo título, já que os dois países chegaram ao confronto decisivo empatados com seis pontos. Os atletas orientados pela técnica Fabiana Silva venceram os peruanos por 4 a 1.

O primeiro jogo do embate foi vencido pelo Brasil, com Klerton Zaidan derrotando Guillermo Buendia. O primeiro ponto do time brasileiro acabou sendo conquistado por 2 games a 0, parciais de 23/21 e 21/7. No segundo compromisso diante do Peru, Juliana Barboza perdeu de Naomi Junco, igualmente em sets diretos: 21/7 e 21/15. O selecionado verde-amarelo retomou a dianteira no duelo com triunfo da dupla Bruno Alonso e Joaquim Taveira contra Gonzalo Castillo e Marcelo Novoa: 21/16 e 21/18.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Com 2 a 1 em vantagem, o Brasil entrou para o quarto desafio do Sul-Americano por equipes de badminton perto do título e isso se confirmou em quadra. O time brasileiro ganhou os dois últimos encontros de duplas. Na feminina, triunfo de Letícia Andres e Eduarda Prates. Já na mista, Klerton Zaidan e Maria Eduarda Mazza deixaram a quadra vitoriosos diante dos peruanos, finalizando o confronto em 4 a 1 para o elenco verde-amarelo.

Brasil é semifinalista no Sub-15

O Brasil esteve em ação duas vezes nesta sexta com seu elenco Sub-15 no Sul-Americano por equipes de badminton. O primeiro compromisso terminou com vitória em cima do Chile: 5 a 0. Klecivan Zaidan iniciou o confronto e bateu Simon Alvarez (21/9 e 21/6). No segundo duelo contra os chilenos, Elisa Fraga não tomou conhecimento Josefina Reyes (21/12 e 21/11). Nas duplas, Bernardo Oliveira e Leonardo Costa ganharam de Fabian Diaz e Agustin Troncoso, games de 21/6 e 21/7.

Nas parcerias femininas, Maria Eduarda Zamboni e Ayumi Ferreira derrotaram Nicole Pantoja e
Josefina Reyes, sets de 21/16 e 21/11. No último jogo do enfrentamento, a dupla mista formada por Klecivan Zaidan e Elisa Fraga venceram Simon Alvarez e Emilie Zamorano, igualmente por 2 a 0, games de 21/6 e 21/7. No segundo compromisso pelo Grupo B, Leonardo Costa e Maria Eduarda Zamboni debutaram contra Suriname. Eles bateram Zane Setrowidjojo e C’Ayra Kromosoeto: 21/5 e 21/8.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Os dois duelos posteriores foram individuais e Lucas Andres e Elisa Fraga ganharam de, respectivamente, Ruiz Lieuw e Riana Wijngaarde. O primeiro marcou 2 a 0, sets de 21/5 e 21/4. Já ela não tomou conhecimento com parciais de 21/12 e 21/8. Nas duplas masculinas, Bernardo Oliveira e Leonardo Costa superaram Ruiz Lieuw e Zane Setrowidjojo (21/13 e 21/7). Para completar, Natália Hoppe e Pietra Jung despacharam C’Ayra Kromosoeto e Riana Wijngaarde: 21/11 e 21/13.

Semifinalista com o primeiro lugar do Grupo B, o Brasil entra em quadra por vaga na decisão do Sul-Americano por equipes de badminton Sub-15 neste sábado (7), às 9h. Se avançar, a briga pela medalha de ouro está marcada para o mesmo dia, mais tarde, às 13h.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Badminton

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)
Dupla brasileira fez campanha quase perfeita no Internacional de badminton e faturou a prata após derrota para japoneses